Pesquisa CNI/IBOPE divulgada no final do ano pelo jornal “O Estado de S. Paulo” sobre aprovação dos governadores aponta que o governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), está entre os gestores estaduais com maior índice de reprovação. Siqueira está entre os 11 governadores com enorme possibilidade de fracasso nas eleições, não ser reeleito ou não conseguir fazer o sucessor. Ele tem 18 pontos negativos de aceitação, segundo a pesquisa.
A pesquisa que trabalha com uma metodologia que combina dados da avaliação positiva com a negativa, pela primeira vez em três anos, todos os governadores foram avaliados simultaneamente. A sondagem não perguntou em quem o eleitor pretende votar, mas revelou o que ele acha de seus governantes – e essa opinião é menos volátil que a intenção de voto.
A principal conclusão é que o ranking de 2013 é muito pior para a maioria dos governadores do que foi o de 2010: 11 estão devendo, 9 estão numa zona que não pode ser chamada de conforto, e dos 7 que estão realmente bem avaliados, 4 não são candidatos. A chave da pesquisa é o saldo de avaliação. Na eleição passada, ele mostrou-se o melhor fator para prever o resultado das urnas.
O saldo de avaliação é o que sobra, ou não, da popularidade do governador após levar-se em conta as opiniões negativas: é a taxa de ótimo e bom, descontada de quem acha o governo ruim ou péssimo. Essa classificação é melhor do que a simples pontuação pela taxa de ótimo/bom porque considera também o tamanho e a intensidade da oposição ao governante avaliado.
Siqueira está na faixa de baixo dos governadores, o que tem pior índice de avaliação. Pela pesquisa Siqueira Campos ocupa a sexta posição entre os piores governadores. Ele integra a lista de 11 governadores com saldo negativo – dos quais 6 poderiam se candidatar à reeleição, pois estão no primeiro mandato. Mas eles correm alto risco de fracasso: nenhum governador devendo popularidade se reelegeu em 2010. Aos 11, só lhes resta mudar a imagem de seus governos em poucos meses. Para eles o tempo urge mais do que para os outros.
O governador mais bem avaliado é Omar Aziz (PSD-AM) com 64 pontos positivos e o pior é Rosalba Ciarlini (DEM- RN) com 47 pontos negativos. (Jornal Opção)




