A partir desta quinta-feira (2), proprietários de veículos já podem acessar o valor do imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) antecipado, pelo Portal de Serviços da Sefa. Veículos de placas com final 01 a 31 podem emitir o boleto para pagamento a vista ou parcelado até o dia 7 de janeiro, para quem tem direito a desconto.
Um desconto de 15% é concedido a motoristas que não sofreram multas de trânsito nos últimos dois anos. Para quem não sofreu multas no ano anterior, ganha 10% de desconto no imposto, desde que pago em uma única parcela.
O contribuinte tem ainda a opção de pagar o IPVA em até três parcelas iguais, mensais e sucessivas, sem desconto no valor do imposto. O pagamento é feito na rede bancária autorizada e casas lotéricas.
Quando não há antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA será pago no boleto de licenciamento anual do Detran.
Arrecadação
Do total do valor de IPVA arrecadado, 50% fica para o Estado e 50% é destinado ao município onde o veículo é licenciado.
Este ano, o IPVA terá uma queda média de 1,6% em relação aos valores de 2013, para carros usados. Para os veículos populares nacionais haverá redução do valor do imposto, em média, de 1,6%. Para as motocicletas nacionais, o valor médio da redução será de 2,7% e para caminhões a média da queda dos valores será de 3,2%. A queda no valor do tributo acontece devido à desvalorização dos veículos usados.




