Será realizada no Ceprama, em São Luís, a 1ª Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão, nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro de 2013. A atividade encerra o Mês da Consciência Negra, oportunizando a criadores, produtores e empreendedores negros, expor e comercializar produtos e serviços, aprendizado e capacitação sobre empreendedorismo afrodescendente, e valorização da cultura e identidade afro-brasileira.
Inspirada na Feira Preta, considerada um dos maiores eventos da América Latina voltados para o desenvolvimento empresarial e socioeconômico do mercado de produção e consumo da população negra, a 1ª Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão tem como objetivo promover a cultura e estimular a geração de renda e o empreendedorismo afrodescendente maranhense.
Em sua primeira edição, a Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão, que tem como tema “Cultura, cidadania, educação e economia criativa”, apresentará durante dois dias iniciativas na produção negra em vários setores, como agricultura familiar e extrativismo; alimentação e bebidas (gastronomia típica); artistas de todas as linguagens artísticas; artesanato; cerâmica; comércio em geral; consultoria; cosmético e beleza, cabeleireiros (as); construção em geral; entidades governamentais e públicas; hotelaria; calçados e vestuários; imprensa; mobiliário, móveis e decoração; publicidade, marketing e gráfica; segurança e serviços; setor de tecnologia de informação e telecomunicação e; trancistas e trançadeiras.
Além da exposição e comercialização de produtos, a feira realizará cursos, oficinas, workshops, exibição de vídeos, apresentações culturais e desfile de moda. No local do evento haverá também uma praça de alimentação dedicada a pratos típicos da cultura afro-brasileira. Os interessados em participar dos cursos e oficinas poderão realizar as inscrições no sábado (30), das 9h às 12h, no Ceprama.
Para realizar o evento, a Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial/ Casa Civil, conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Entre os parceiros locais estão as secretarias de Estado da Cultura (Secma), Turismo (Setur), Comunicação Social (Secom) e Trabalho e Economia Solidária (Setres); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Fundação Municipal de Cultura; e Centro de Produção de Artesanato do Maranhão (Ceprama).
Anote na agenda e participe! 1ª Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão – “Cultura, cidadania, educação e economia criativa”, dias 30 de novembro e 1° de dezembro, no Ceprama, São Luís-MA. Confira programação.




