Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Déficit habitacional cai 17,2% no TO

Noticias Relacionadas

O déficit habitacional no Tocantins caiu, em termos absolutos, 17,2% entre o período de 2007 e 2012. Em termos relativos, cálculo que considera a proporção do déficit em relação ao total de domicílios existentes, a redução chegou a 29,5%, segundo estudo apresentado ontem, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em 2007, de acordo com o Instituto, o Estado registrava déficit de 59.441 de moradias, o que correspondia a 15,8% do total de moradias na época. No ano passado, o déficit total caiu para 49.226 de habitações (11,1% do total).

Na análise do economista Claudiney Leal, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Tocantins (Corecon-TO), a falta de renda da população seria o principal fator contribuinte para o atual déficit no Estado. Para o governo do Tocantins, o problema está diretamente ligado ao histórico de poucos investimentos públicos na região na Norte do País, demanda que o Tocantins teria herdado, e que se agravou com a migração populacional de outros estados em busca de novas oportunidades.

Claudiney Leal considera que houve avanços nesses últimos cinco anos, com 17,02% de redução do déficit, mas salienta ainda é preciso mais investimentos. “Mesmo assim, neste ritmo, gastaríamos aproximadamente 29 anos para cobrir o déficit atual de habitação”, enfatizou.

O economista explica que, ao longo desses anos, haveria mais demanda por habitações devido ao crescimento populacional que haverá. “Concluímos que temos que ser mais eficientes na utilização dos recursos do governo federal dos programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida e financiamentos normais de habitação que hoje dá segurança para o mutuário do empréstimo que sabe o quanto vai pagar.”

Governo

De acordo com informações da Secretaria Estadual das Cidades, dentro da política habitacional do Ministério das Cidades, o Tocantins tem trabalhado para universalizar o direito à moradia. Em 2012, conforme aa pasta, foi elaborado o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Tocantins (PEHIS-TO) e o Programa Minha Casa Minha Vida é uma das saídas para a construção de moradias no Tocantins.

Indicador

Segundo o Ipea, o déficit habitacional ajuda sociedade e gestores públicos a identificar a necessidade de reposição do estoque de moradias existentes. A partir disso, é possível o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas à situação habitacional brasileira. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias