Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, janeiro 21, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Eleição para presidente da Câmara começa a ganhar força nos bastidores

Noticias Relacionadas

Sem-título4

Os 11 vereadores da Câmara Municipal de Araguatins devem escolher o novo presidente da casa no próximo mês de dezembro. Essa é a primeira eleição após a alteração no Regimento Interno da Casa Leis que diminuiu o mandato do presidente de 2 para apenas 1 ano. Nessa legislatura o parlamento terá quatro eleições. O projeto foi aprovado em 2012 e é de autoria do vereador Serginho do Chagas (PMDB).

O novo presidente vai comandar um orçamento de mais de R$ 100 mil por mês, além de analisar as propostas do prefeito de Araguatins e até eventualmente substituí-lo em caso de ausência, já que o vice-eleito, Nemésio Parente, faleceu.

Com poder para fortalecer ou diminuir o peso político do prefeito Lindomar Madalena (PSB), a eleição do presidente também pode influenciar na disputa pela sucessão estadual em 2014.

Até o momento dois nomes são ventilados nos bastidores para disputar a preferência dos outros parlamentares. O primeiro é o atual presidente, Rômulo Ferreira (PSB), que por ter adotado um perfil mais conciliador e calmo, tem sido incentivado a disputar a reeleição. O outro seria o republicano Darlan Pernumbuco (PR), que estaria sendo articulado pelos vereadores, Jairo Ribeiro (PV), Sérgio Gomes (SDD) e Abraão Lima (PP).

A nova mesa eleita terá mandato de um ano e é composta por presidente, vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário e membro. Os acordos entre os parlamentares para definir a chapa vitoriosa envolvem ainda a discussão sobre a presença de cada um dos parlamentares nas comissões.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias