Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Sedect apóia cadeia produtiva do leite em Marabá e Canaã dos Carajás

Noticias Relacionadas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) apóia 17 projetos de Arranjos Produtivos Locais (APL) em território paraense. Entre os quais, os APLs do leite nos municípios de Canaã dos Carajás e Marabá, onde há cadeias produtivas com potencial para se desenvolver e gerar empregos e renda. A iniciativa faz parte do programa Desenvolve Pará, do qual a Sedect participa interferindo em áreas estratégicas para promover o aperfeiçoamento tecnológico dos processos de produção.

No sudeste paraense, o programa Desenvolve Pará atua diretamente sobre o APL da pecuária leiteira, através de um comitê gestor coordenado pelo Sebrae de Marabá. Nesse sentido, acabam de ser aprovados convênios com o governo federal, por meio do programa Territórios da Cidadania, que vão liberar recursos para a compra de equipamentos para duas cooperativas locais. Uma delas é a Cooperativa Agropecuária de Canaã dos Carajás e Região (COOACCR), no valor de R$ 230 mil, que incluem 10% de contrapartida da Sedect. A outra é a Cooperativa União, de Marabá, com R$ 370 mil, nas mesmas condições de contrapartida pela Sedect.

A COOACCR, que reúne 82 cooperados, terá um caminhão frigorífico, câmara fria e equipamentos para produzir laticínios. Será um passo adiante no desenvolvimento da pecuária leiteira no município de Canaã dos Carajás, que começou com a inclusão da cooperativa no Programa Pará Rural, que proporcionou a implantação de um laticínio pasteurizador de leite. Foi o início da modernização da produção do leite pelos cooperados, que, agora, com os novos equipamentos, poderão ingressar em novos mercados, com produtos de maior valor agregado, tais como iogurte, doce de leite e queijo.

Os equipamentos serão adquiridos em processo de licitação feito pela Sedect, para uso coletivo dos cooperados através de comodato. A cooperativa vai administrar a utilização dos equipamentos.

O mesmo acontece com a Cooperativa União, que reúne 32 produtores familiares e beneficia, indiretamente, outras 262 famílias de produtores de leite em Marabá, por meio de uma unidade industrial localizada no Projeto de Assentamento Piquiá, e que poderá suprir deficiências relacionadas à falta de equipamentos para manejo do leite.

Com os recursos do convênio, a cooperativa poderá armazenar e transportar adequadamente o leite até a Unidade Agroindustrial Coletiva. São três tanques com capacidade de 2,5 mil litros e um tanque para 8 mil litros de leite, para armazenar e resfriar o produto, um caminhão para transporte e um grupo gerador diesel. (Orlando Cardoso)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias