Mais de 400 agricultores, representantes de associações, sindicatos e cooperativas, além de estudantes da rede pública de Novo Repartimento, no oeste paraense, se reuniram no auditório da Prefeitura Municipal nesta quarta-feira, 16, para esclarecer dúvidas e conhecer as ações que o Governo do Pará desenvolve nos municípios daquela região. O debate permite tanto à população quanto aos organismos governamentais estabelecerem meios de potencializar as atividades e incrementar a produção na busca pela geração de emprego e renda para a melhoria da qualidade de vida das famílias.
As informações chegam por meio da Caravana da Produção, integrada por nove instituições governamentais e que vem percorrendo os municípios paraenses. Novo Repartimento, que tem na agricultura a sua base econômica, tem pelo menos 10 mil famílias agricultoras para serem atendidas, mas a assistência que chega por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) ainda não consegue suprir a demanda. Segundo a titular do órgão, Cleide Amorim, uma parceria com o município ajudaria a aumentar a capacidade de atendimento. “Também nos propomos a construir uma sede própria da Emater no município, e com o apoio da prefeitura poderemos capacitar a equipe técnica para elaborar o Cadastro Ambiental Rural”, enfatizou Cleide.
Quanto à defesa agropecuária, a Adepará também se propôs a organizar a Lei de Inspeção Municipal para reativar o matadouro de Novo Repartimento. O município responde pelo quarto maior rebanho do Estado.
Na zona rural de Novo Repartimento, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sinalizou positivamente para a proposta de construção de escolas em pelo menos duas comunidades no interior. “As solicitações serão analisadas pela ordem de prioridade e os prédios contarão com alojamento, para evitar que o professor precise se deslocar e a prefeitura gaste com aluguel para acolher o corpo docente que atenderá os alunos do Sistema Modular de Ensino”, disse Edilena Luz, coordenadora do Núcleo de Planejamento e Pesquisa Educacional da Seduc.
Durante a estadia em Novo Repartimento, a Caravana da Produção visitou obras em andamento, entre elas a de construção de uma escola estadual e do Núcleo de Polícia Integrada do município.




