Com a realização de 1.160 conferências em escolas envolvendo mais de 26 mil alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, incluindo as escolas indígenas, quilombolas e assentamentos rurais, o Maranhão foi um dos estados que conseguiram maior mobilização da comunidade estudantil para a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
Segundo a Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação e da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, promotores da conferência, o estado ocupa a 6ª posição no ranking dentre os que mais realizaram conferências em escolas. Os eventos integram a primeira etapa da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com a temática “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.
Coordenado no Maranhão pelas secretarias de Estado de Educação (Seduc) e do Meio Ambiente (Sema), órgãos gestores da Política Estadual de Educação Ambiental, o processo inclui, além das conferências em escolas, as conferências regionais, que aconteceram até esta sexta-feira (11), em todas as regiões do estado. Os projetos de ação selecionados nessas etapas foram indicados para a conferência estadual, que será realizada de 23 a 25 deste mês, em São Luís.
“Superamos todos os números da edição anterior. Nossa expectativa era a participação de cerca de 500 escolas e esse número mais que dobrou. Isso demonstra o compromisso das nossas escolas na busca de se tornarem sustentáveis frente aos fenômenos que as mudanças climáticas acarretam, no intuito de construir, com os estudantes e seus familiares, formas de prevenção e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas em suas vidas e nas suas comunidades”, destacou a secretária adjunta de Projetos Especiais da Secretaria de Educação (Sape/Seduc), Conceição Andrade.
Ela acrescentou que a Seduc, está trabalhando conjuntamente com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para garantir ampla participação do público em todas as etapas da conferência. “Com a realização dessa mobilização nas escolas, esperamos transformá-las em lugares de aprendizagem para a sustentabilidade socioambiental e fortalecimento das políticas públicas em defesa da vida”, revelou a secretária adjunta.
COM-VIDAS
Nas conferências anteriores, as escolas exercitaram sua capacidade de unir os desafios globais aos locais, definindo responsabilidades pessoais e coletivas para enfrentá-las, como explica André Leite Xavier, supervisor de Gestão e Monitoramento de Programas Especiais da Seduc.
“As comunidades escolares de todo o Estado assumiram responsabilidades em relação aos diversos temas ligados ao cotidiano, como o cuidado com as águas, os seres vivos, os alimentos, a energia, as mudanças climáticas. Como resultado dessas conferências, surgiram as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDAS), garantidas pela Lei nº 9.279/2010 que instituiu a Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema Estadual de Educação Ambiental do Maranhão”, detalhou André Leite.
De acordo com Lucy Mary Seguins Sotão, da coordenação da conferência no Maranhão, neste ano as escolas são convidadas e incentivadas a procurar respostas para as mudanças socioambientais globais, com um duplo desafio: “Os gestores e professores também são protagonistas desse processo, inserindo as temáticas em suas aulas, buscando interfaces entre as disciplinas e em espaços não disciplinares. O exercício coletivo de pensar novos hábitos e culturas na escola inspira a gestão a modificar práticas enraizadas”, enfatizou.
A conferência auxiliará a COM-VIDA de cada escola a implementar os currículos, a gestão democrática e a modificar os espaços construídos, tornando-os coerentes com as premissas da sustentabilidade socioambiental.
Cidadania ambiental
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Cnijma), realizada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (MEC/MMA), é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Trata-se de um processo dinâmico de encontros e diálogos nas escolas, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias para as etapas sucessivas.
A Cnijma pretende fornecer elementos para o debate nas escolas e propõe questões, tais como: o que é uma escola sustentável; quais valores, habilidades e atitudes são necessárias para que a escola contribua para melhorar a qualidade de vida presente e futuras gerações; como transformar a escola em um espaço vivo, acolhedor e motivador de ações e atitudes sintonizadas com a sustentabilidade socioambiental; como as edificações escolares podem estimular a inovação, a aprendizagem e o cuidado dos seres humanos entre si e com o meio em que vivem.




