Com um saldo positivo, a Ceasa – Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros comemora neste início de funcionamento bons negócios com mais de 8,4 mil toneladas de frutas e verduras comercializadas nos últimos seis meses, perfazendo um total de R$8,8 milhões. Em média, a Ceasa comercializa mensalmente cerca de R$ 1,2 milhão. As boas vendas demonstram a grande aceitação da Central de Abastecimento pela população tocantinense.
O abacaxi continua sendo a fruta de destaque na comercialização das frutas. Os produtos, além de abastecer o Tocantins, são exportados para São Paulo, Maranhão, Goiás e o Distrito Federal. As vendas atingem um patamar mensal de 260 toneladas de abacaxi, 90 toneladas de melancia, 10 toneladas de alho, 120 toneladas de cebola e 44 toneladas de tomate.
Segundo o diretor de Operações Técnicas da Ceasa, Jakson dos Santos Correia, os 12 boxes em funcionamento permitiram a geração de 68 empregos diretos. “As contribuições da Central não param por aí. As vendas de hortifrutigranjeiros aos principais supermercados da Capital garantiram aos consumidores produtos de qualidade e com um menor preço”, pontua.
Cooperativa
Para incentivar os pequenos produtores rurais do cinturão verde do entorno de Palmas, a cooperativa Cootaquara, de Brasília, instalou-se recentemente na Ceasa de Palmas para fazer uma integração com os produtores. Atualmente, possui seis associações de produtores organizados no município de Palmas e região. (Elmiro de Deus)




