Seguindo orientação do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM) concederá o registro provisório de atuação para os 16 médicos e um brasileiro formado na Espanha que atuarão no Tocantins, selecionados a partir do programa Mais Médicos, do governo federal. O registro será dado na próxima segunda-feira, 23, mesma data de início de atuação dos profissionais no interior do Estado, segundo afirmou o presidente do CRM no Estado, Nemésio Tomasella.
A partir da concessão do registro provisório, foi dado prazo de 15 dias para que o conselho receba o endereço de trabalho e os nomes dos tutores e supervisores de cada um dos médicos inscritos. “Por exemplo, sabemos que o profissional vai para determinada cidade, mas não sabemos exatamente onde ele atuará, e é disso que precisamos para podermos ter o endereço correto na hora de fiscalizar”, detalhou Tomasella. A decisão de concessão do registro provisório surgiu após acordo do conselho federal e da Advocacia-Geral da União.
O registro concedido pelo CRM dá aos cubanos e brasileiro formado na Espanha apenas o direito de atuar dentro do programa Mais Médicos, não podendo eles de trabalharem de forma particular ou por outro meio, explicou Tomasella. (Com informações do Jonal do Tocantins)




