A participação da população afro-brasileira no mercado empresarial, desempenhando a função de empregador, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. O fato é comprovado pela pesquisa, publicada este ano, realizada pelo economista Marcelo Néri, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que afirma que em 2003, eles representavam 22,84% do total de empregadores e neste ano, ultrapassam os 30%.
O aumento do número dos chamados empreendedores negros têm fomentado iniciativas que buscam valorizar e fomentar as práticas exitosas desse segmento, a exemplo da I Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão, que será lançada amanhã (29), às 17h, no Auditório da Associação Comercial do Maranhão, na Praça Benedito Leite, Centro de São Luís.
Durante o evento, a temática do empreendedorismo negro será abordada na palestra “Desenvolvimento e empreendedorismo negro: desafios e perspectivas”, que será proferida pelo consultor do Sebrae Nacional, João Carlos Nogueira, atual coordenador executivo do Projeto Brasil Afro Empreendedor. Formado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Arqueologia (gestão do território), o palestrante tem diversas pesquisas publicadas com a temática voltada para a população negra e o mundo do trabalho.
Além de destacar os avanços conquistados pela população afrodescente nos últimos anos, o consultor João Carlos Nogueira fará uma breve apresentação sobre o Projeto Brasil Afro Empreendedor, lançado no último dia 5 de agosto em São Paulo. O projeto, que terá recursos de até R$ 5 milhões, visa realizar ações de capacitação e formação de micro e pequenos empresários afro-brasileiros, microempreendedores individuais e comunidades negras remanescentes de quilombos.
Para os interessados em participar do lançamento da I Feira de Cultura Afro-Brasileira do Maranhão e conferir a palestra “Desenvolvimento e empreendedorismo negro: desafios e perspectivas”, vale lembrar que o evento é aberto ao público. Além da palestra haverá apresentação do projeto da feira, escolha da identidade visual do evento e encerramento com apresentação cultural de grupos de tambor de crioula.




