
A Secretaria Municipal de Saúde informou esta semana que atualmente, onze médicos atuam no município de Araguatins. No Posto de Saúde (PS) do centro da cidade (Antigo SESP) atuam os médicos Alexandre Frauzino, Welker Paulo Dantas e Eloísa Martins, além de Tibério Neto, Rodrigo Porto, Ana Priscila Costa, que além do PS-SESP também atendem a zona rural do município. No PS Vila Cidinha atua a médica Gisela Pereda Dias. No PS Vila Miranda atuam Simydarkuia Araújo, Wiston Dantas e Juliane Santana. Mônica Rocha atua apenas na zona rural.
A secretária municipal de Saúde, Talita Raquel, disse que atualmente o trabalho tem sido reforçado na área de Atenção Básica com um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que tenta abranger a promoção e a proteção da saúde, por meio da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Talita explicou ainda que no contexto das políticas públicas de Saúde, o município de Araguatins priorizou a implantação das Equipes de Saúde da Família (ESF), que hoje, já são nove cadastradas no Ministério da Saúde, sendo cinco na zona urbana e quatro na zona rural, além de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Cada equipe é composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 odontólogo, 1 técnico de enfermagem, 1 auxiliar de consultório odontológico e no mínimo seis agentes de saúde.
A secretária comentou ainda que além das consultas médicas, são oferecidos serviços de acompanhamento de pacientes com diabetes, hipertensão, gestante, pré-natal, consulta e diversos outros serviços.
Sobre os problemas apresentados no Hospital Municipal, Talita comentou que o prefeito Lindomar Madalena não tem medido esforços para corrigir a situação. “Hoje sem dúvidas nosso maior problema é o Hospital Municipal, mas nós aqui da Secretaria e o prefeito Lindomar, nesses apenas oito meses de administração, conseguimos avançar bastante. Pedimos apenas um pouco de paciência e compreensão, pois estamos trabalhando. É impossível resolver tudo de uma só vez. Não tenho dúvidas que vamos transformar este hospital. O prefeito já conseguiu convênios e foram feitas uma série de adaptações no hospital, que vão melhorar o atendimento aos pacientes e também está fechando um convênio para ampliação. Vamos passar de 28 para 50 leitos. Tudo isso é trabalho do prefeito municipal. Não tenho dúvidas que vamos melhorar”, disse Talita.




