
Com quase duas horas de atraso, o ministro da Saúde Alexandre Padilha desembarcou no aeroporto de Araguatins, nesta sexta-feira, 16, para entregar a população do Bico do Papagaio a 2ª Carreta “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, unidade móvel que percorrerá os municípios da região do Bico do Papagaio realizando exames de mamografia, ultrassonografica e exame preventivo do colo do útero.
Durante a solenidade foi assinado a portaria que aumenta o repasse de recursos do Ministério da Saúde e habilita unidades móveis, utilizadas para realizar exames preventivos de câncer de mama.

“A saúde da mulher é prioridade do governo da presidenta Dilma. O Ministério da Saúde tem trabalhado com foco nos três problemas enfrentados por esse publico: acompanhamento da mulher no antes, durante e depois do parto, por meio do programa Rede Cegonha; o câncer do colo do útero e o câncer de mama. Para estes dois últimos, a presidenta lançou um programa que garante a prevenção e o tratamento”, disse o ministro durante a solenidade. Ele observou ainda como não se pode pagar o mesmo valor de uma mamografia feita na cidade por um exame feito na Carreta da Mulher, que tem de arcar com outras despesas (como combustível), o Ministério da Saúde reconhece a necessidade de liberar mais recursos. “Diante dessa realidade, estou aqui hoje e assinei a portaria que aumenta de R$ 45 para R$ 65 o valor pago aos exames feitos pelo serviço móvel”, completou.

Ao falar do câncer do colo do útero, o ministro ressaltou ainda que a partir de 2014, o SUS garantirá gratuitamente a vacina contra o HPV para as adolescentes de todo pais.
Prefeitos ligados a Associação Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio (AMBIP) entregaram ao ministro uma camisa com dizeres de apoio ao programa Mais Médicos. Padilha assegurou que o Ministério da Saúde está empenhando todos os esforços para solucionar a falta de médicos nas periferias das grandes cidades e no interior do país. “Acabamos de concluir a primeira etapa do Programa, na qual tivemos 1.618 médicos confirmados. Na próxima semana, reabriremos as inscrições para os municípios e também para médicos que não participaram da primeira etapa. Temos ainda muitas vagas para completar, e não ficaremos de braços cruzados. Estamos agindo para que nenhum brasileiro fique sem acesso à atenção básica”, enfatizou o ministro.
Na parte final o discurso o ministro, Alexandre Padilha, garantiu que o governo federal vai se responsabilizar pela construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Araguatins, além das já garantidas para Tocantinópolis e Augustinópolis, mas não apresentou prazos, projeto e valores, nem tão pouco comentou qualquer detalhe sobre o assunto.

Diversas autoridades da região como prefeitos, vereadores e secretários de Saúde participaram o evento. O governador Siqueira Campos teve atuação discreta.
Atendimento
A Carreta “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” ficará em Araguatins até o dia 6 de setembro, para realizar exames. Para serem atendidas, as mulheres devem procurar uma Unidade de Saúde do município e agendar atendimento. A carreta atenderá até o dia 6 de setembro somente a região urbana e rural de Araguatins, mas em uma próxima etapa, atenderá também, todos os municípios vizinhos da região do Bico do Papagaio.
A quantidade de dias que a Carreta da Mulher ficará nos municípios será determinada pela quantidade de habitantes da cidade. (Foto: Janaína Gomes e Aldemar Ribeiro)





