
O presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio (AMBIP) e prefeito de Axixá, Auri-Wulange Ribeiro Jorge (PSD), garante que está redondamente enganado quem aposta que o secretário estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos (PSDB), é carta fora do baralho nas eleições de 2014 por conta da crise que o Palácio Araguaia enfrenta. “Muito pelo contrário. Eduardo é hoje o candidato a ser batido e não vejo nome para isso. Se Eduardo for candidato será eleito governador. Pode estar certo”, ousou dizer o prefeito e presidente da AMBIP.
Segundo Auri-Wulange, o governo do Tocantins tem sido a salvação dos municípios, hoje abandonados à sorte pelo governo federal. “E todos os prefeitos pensam dessa forma, e falo isso como presidente de uma entidade que congrega 25 municípios com um total de mais de 200 mil habitantes, e conheço como pensa cada prefeito”, ressaltou.
Mas o presidente da AMBIP avaliou que também há engano nas avaliações dos que acreditam que essa pode ser uma bandeira exclusiva dos prefeitos. “Não é. A população tem visto como o governo do Estado tem procurado se aproximar dos municípios, prestigiar as cidades, a presença constante do Eduardo e obras concretas”, defendeu Auri-Wulange.
Para ele, o Estado, que também enfrenta crise como os municípios, ponderou, tem levado obras aos municípios que podem ser pequenas, mas de grande significado. “As pessoas estão longe de imaginar a importância dessas obras para os municípios pequenos e pobres como o nosso [Axixá] e ainda a importância do Programa de Assistência aos Municípios (PAM). E nossa população está vendo isso, e quando Eduardo se apresentar como candidato, o que não fez ainda, ele se apresenta apenas como gestor, terá votação esmagadora da maioria absoluta do nosso povo”, garantiu.
Entre as ações importantes do governo nos municípios, Auri-Wulange apontou a recuperação das estradas vicinais – segundo o governo anunciou, até quinta-feira, só no Bico do Papagaio, já tinham sido recuperados 1.015 km delas – e outras obras, como abertura de estradas e até recuperação de avenidas, como em Axixá mesmo. “Pela Avenida Vila Nova passa todo o Bico do Papagaio e estava intransitável. A prefeitura não poderia fazer essa obra, era impossível, e agora ela está recendo asfalto da mais alta qualidade, sinalização vertical e horizontal e iluminação. As pessoas estão vendo isso”, contou o prefeito.
O presidente da AMBIP disse que agora o governo do Tocantins começa a reação pelos municípios. “A sensação da presença do Estado, do prestígio aos municípios, está sendo sentida em todo o Estado, o volume de governo hoje é muito grande e torna Eduardo um candidato imbatível. O meu sonho, como prefeito, é poder ir às ruas em 2014 pedir votos para Eduardo Siqueira Campos, e vejo prefeitos até do PT dizendo a mesma coisa”, garantiu Auri-Wulange. (Portal CT)




