Mais de 30 municípios discutirão temas relacionados à igualdade racial nesta semana durante as conferências municipais de promoção da igualdade racial. O número expressivo é resultado da articulação e mobilização realizada pelo Conselho Estadual de Política de Igualdade Étnico-Racial (Ceirma), presidido pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), em parceria com as prefeituras e conselhos municipais do setor.
Iniciadas nesta terça (16), prosseguindo até a sexta-feira (19), serão realizadas conferências regionais de promoção da igualdade racial nos municípios de Esperantinópolis, com a participação de São Raimundo Doca Bezerra, São Roberto e Poção de Pedras; Pastos Bons, com os municípios de Nova Iorque, Sucupira do Norte, São Domingos do Azeitão e Paraibano; Viana, com a presença de representantes de São Vicente Ferrer, Matinha, Penalva e Pedro do Rosário; Bacuri, com a participação de Serrano do Maranhão, Cururupu e Apicum-Açu; Jenipapo dos Vieiras, com Fernando Falcão, Itaipava do Grajaú e Arame; e, São João dos Patos, com Jatobá, Colinas, Sucupira do Riachão, Riachão e Barão do Grajaú.
Também nesse período acontece a Conferência de Presidente Vargas e a reunião ampliada em Açailândia. As consultas terão como tema central “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”.
As discussões serão divididas em quatro eixos: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sinapir, órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias; e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas do setor.
As plenárias municipais reunirão representantes do poder público e da sociedade civil, em especial, dos grupos étnico-racial, para refletir sobre os avanços da política de promoção, apontar as prioridades para os próximos anos e eleger delegados que representarão os municípios na III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III Coepir), que será realizada no período de 14 à 16 de agosto, no Auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
No Maranhão, já foram realizadas 10 conferências municipais que contaram com a participação de pelo menos 500 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil, entre eles quilombolas, indígenas, ciganos, ribeirinhos e povos de terreiro.




