Viabilizar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura a recuperação e a restauração da Catedral do município de Caxias. Com esse objetivo, propostas para a reforma da Igreja Nossa Senhora dos Remédios foram discutidos entre a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão e o bispo da Diocese de Caxias, Vilson Basso, em reunião que aconteceu nesta quinta-feira (6), na sede da Secma (Praia Grande).
Segundo explicou Olga Simão ao final do encontro, a obra na catedral pelo seu valor histórico, cultural e arquitetônico pode ser inserida na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O bispo Vilson Basso destacou que veio a São Luís para tratar desta possibilidade e para pedir informações, orientações para a concretização do apoio.
“Começamos a discutir o projeto de reforma da igreja, Patrimônio Histórico Estadual, que deverá entrar na Lei da Cultura. E por ser uma norma recente, implementada pela governadora Roseana Sarney em outubro de 2012, o bispo Vilson nos pediu orientação e se depender da Secma faremos o possível para a concretização do incentivo”, afirmou a secretária da Cultura.
O bispo da Diocese do município de Caxias deixou a reunião, que durou cerca de duas horas, bastante otimista com os esclarecimentos também prestados pelos superintendentes da Comissão de Projetos Culturais, Israel Ferreira; e de Patrimônio Cultural, Andrea Vasconcelos.
“Queremos restaurar a Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Com a graça de Deus vamos conseguir os recursos para oferecer este presente aos caxienses, uma catedral bonita a fim de acolher os visitantes e poder celebrar a nossa fé”, disse o representante da Igreja Católica de Caxias, que estava acompanhado do arquiteto Gilberto Sátiro.
História e fogaréu
A Sé Episcopal ou Catedral de Caxias foi fundada em 1857. Localizada na Praça Magalhães de Almeida, foi construída pela irmandade de Nossa Senhora dos Remédios. O local serviu durante a Independência do Brasil e na Guerra da Balaiada como depósito de munições. Um dos destaques da igreja é um Relógio D’Jong do ano 1842.
É do adro da Catedral Nossa Senhora dos Remédios, à meia-noite, que se inicia uma das mais tradicionais manifestações do Maranhão, a Procissão do Fogaréu, que reúne apenas homens. Tradição secular, representa o momento em que os soldados romanos saíram às ruas em busca de Jesus. O cortejo percorre as principais ruas do centro histórico de Caxias.




