Na segunda-feira, 3 de junho, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, vai dá inicio às atividades no Campus Avançado, com aulas práticas nos laboratórios, no mesmo dia o diretor eleito Marcos Fabio Belo Matos tomará posse, e será a abertura do primeiro mestrado da região sul do estado – Mestrado em Ciência dos Materiais. A inauguração oficial do Campus do Bom Jesus será em setembro de 2013, e receberá os cursos de Engenharia de Alimentos, Enfermagem, Licenciatura em Ciência Naturais, o mestrado em Ciência dos Materiais; e a partir de 2014, o curso de Medicina.
Desde os anos 80, a Universidade contribui para o desenvolvimento da região do Sul do Maranhão, com a formação dos profissionais em diversas áreas de conhecimento. Os primeiros cursos a serem implantados foram Direito e Pedagogia, em 1980, graças a política de expansão e interiorização da UFMA. As aulas eram ministradas nas dependências da escola Graça Aranha, coordenadas pelo professor José Geraldo da Costa, primeiro diretor da unidade, que lembra “lutamos muito para conseguirmos as dependências que a UFMA tem hoje, fomos conquistando esse espaço aos poucos, aqui funcionava o projeto Rondon e as pessoas sequer sabiam da existência do local”. O terceiro curso a ser criado foi o de Ciências Contábeis, que hoje oferece também pós- graduação em lato sensu na área de Auditoria e Perícia Contábil.
O campus passou a se chamar Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia (CCSST) em 02 de dezembro de 2005, permitindo a implantação de um Conselho de Centro formado por coordenadores de cursos, direção, demais seguimentos e a participação do Colegiado nas decisões da gestão.
Com o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, em 2006, Imperatriz recebeu três novos cursos: Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ,que tem um prédio próprio e recentemente aprovou pelo Centro uma pós-graduação na área de Assessoria de Comunicação, que aguarda a aceitação do Conselho Superior (Consep). Também em 2006 iniciou os cursos de Enfermagem e Engenharia de Alimentos – que conquistou nota quatro na última avaliação do MEC em 2012 e está na 7ª colocação da sua área no país. Compondo a terceira fase de novos cursos, foram implantados no segundo semestre de 2010, Licenciatura em Ciências Naturais, Licenciatura em Ciências Humanas e o curso de Teatro, totalizando nove cursos de graduação, que atendem alunos de Imperatriz e cidades vizinhas.
O diretor do campus, Marcos Fábio, ressalta as os avanços da instituição nos últimos anos. “Quem chega hoje a UFMA acha ela pequena, não tem noção de quantas coisas foram conquistadas, são nove cursos, um novo campus para as áreas das exatas e o nosso primeiro mestrado que vai iniciar em agosto lá também. Imperatriz cresceu a partir do crescimento da própria universidade”, avalia.
A UFMA tem em torno de 3 mil alunos matriculados distribuídos pelos cursos de graduação. A estrutura tem mudado consideravelmente com a chegada de professores mestres e doutores, no total são 135 professores, sendo 35 doutores e outros em processo de finalização de doutorado, o que tem contribuído para o aumento no número de projetos de pesquisa e extensão, já consolidados na cidade.
Campus Avançado
Em 2008 foi iniciada a construção do Campus Avançado, localizado no bairro Bom Jesus, que na segunda-feira (03) vai iniciar as aulas práticas em alguns laboratórios e terá a solenidade marcada para as 10h de posse do diretor Marcos Fábio e a abertura oficial do Mestrado, com divulgação do edital para o preenchimento das doze vagas, tendo a presença do Reitor da UFMA, Natalino Salgado, autoridades do governo, como o vice- prefeito, secretários, deputados, vereadores e de outros setores.
No campus avançado serão oferecidos 25 laboratórios, sendo 12 de Engenharia de Alimentos, oito de Enfermagem e cinco de Licenciatura em Ciências Naturais. Além de uma biblioteca e laboratórios de informática. No primeiro semestre de 2014 vai ser inaugurado o curso de Medicina, que iniciará as atividades utilizando os laboratórios do curso de Enfermagem, com as disciplinas Anatomia, Biologia e Microbiologia. O diretor Marcos Fábio reitera que recentemente o reitor Natalino Salgado conseguiu uma verba de 6 milhões para a construção do prédio do curso de Medicina, que está em fase de licitação. A previsão é que a obra seja iniciada até o final de 2013. (Núcleo da Assessoria de Comunicação UFMA – Campus Imperatriz)




