A sede do Poder Legislativo do Estado do Pará será transferida para Marabá, cidade pólo da região sul e sudeste do Estado, nesta próxima semana. Serão realizadas duas sessões ordinárias, reuniões de Comissões e ainda duas sessões especiais de abertura e de encerramento, de 13 a 15 de maio, marcando oficialmente a presença da Assembleia Legislativa do Pará, no município.
Em Marabá, será inaugurado o novo processo de interiorização do Parlamento Estadual, denominado de “Assembleia junto com o Povo”, instituído na gestão do presidente Márcio Miranda (DEM). A sede itinerante em Marabá funcionará no Casarão Eventos, localizado na Avenida VP 8, Nova Marabá. Outras sessões itinerantes estão sendo organizadas para serem realizadas nos outros pólos regionais do Estado.
“Será Marabá a primeira cidade pelo seu centenário, e outras iremos percorrer em todo o Pará, para ouvir as autoridades locais e a população, para tirar quatro ou cinco grandes emendas, pactuadas com o Executivo Estadual, para serem incluídas no orçamento do Estado para execução”, informou Miranda. Para ele a interiorização do legislativo, vem representar um passo efetivo na integração regional do Estado. “Uma demonstração de que o Pará, com todos os seus Poderes, está trabalhando para diminuir as desigualdades regionais”, disse.
Programação
Nesta segunda-feira, 13, uma Comissão de deputados visitará o prefeito João Salame (PPS) e outras autoridades e instituições públicas do município. Na terça-feira, 14, acontecerá uma sessão especial de abertura, com a participação de prefeitos da região, autoridades federais e regionais locais e ainda lideranças da sociedade civil.
A sessão ordinária será instalada, as 14 h, com apreciação das matérias constantes na pauta, seguindo o regimento interno. A partir do encerramento da plenária, seguirão reuniões de oito Comissões Setoriais: Educação, Cultura e Saúde; Turismo e Esporte; Transporte, Comunicação e Obras Públicas; Agricultura, Terras, Indústria e Comércio; Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia; Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor; Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais; e de Segurança Pública.
Na sessão de encerramento, prevista para quarta-feira, 15, pela manhã, com a participação de prefeitos da região, presidente de Câmaras Municipais e representação da sociedade civil organizada, serão apresentados os relatórios das Comissões Setoriais e do documento final da sessão legislativa itinerante, que será remetido ao Governo do Estado.




