Com a participação de prefeitos, secretários de educação, vereadores, gestores escolares, trabalhadores em educação, estudantes e segmentos da sociedade civil organizada de 11 municípios da região sul do Maranhão, foi iniciada, nesta segunda-feira (22), na cidade de Balsas, a Conferência Intermunicipal de Educação. O evento foi aberto pelo Secretário de Estado da Educação (Seduc), Pedro Fernandes.
Essa é 11ª conferência de um total de 27 que acontecerão em todo o estado até o mês de junho, organizadas pela Seduc, em conjunto com o Fórum Estadual de Educação, composto por representantes de órgãos públicos, autarquias, entidades e movimentos sociais.
Ao abrir o evento, o secretário Pedro Fernandes destacou a importância das conferências como espaços de debates de forma democrática e transparente sobre as questões que envolvem o sistema estadual de educação.
Ele também frisou que a Seduc estabeleceu um planejamento estratégico, com metas definidas para melhorar os índices educacionais do Maranhão, são elas: melhorar o nível de aprendizagem; universalizar o ensino médio; implantar o regime de colaboração; e combater o analfabetismo.
A conferência de abertura do evento foi ministrada pela Supervisora de Currículo da Seduc, Rainilde Gomes Campos, que discorreu sobre o “Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração” – tema das conferências.
O foco das conferências é a construção de propostas norteadoras para o Plano Estadual de Educação, visando a Conferência Maranhense, que acontece em agosto deste ano, em São Luís.




