Como forma de transparecer as ações da gestão, a Prefeitura de Araguaína participa e apóia mais uma edição do programa Agenda Cidadã, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento acontece nesta quinta-feira, 18, a partir das 8 horas da manhã, no auditório da FIETO. O prefeito Ronaldo Dimas ainda inaugurará o Espaço Cidadão, na Biblioteca Municipal, com a doação de 33 computadores pelo tribunal.
O propósito da Agenda Cidadã é estimular na sociedade a prática da fiscalização das gestões públicas, de modo que cada cidadão possa exercer o controle social na aplicação do dinheiro público.
“Durante toda a campanha e desde o início da gestão, pautamos nosso trabalho na transparência das ações. O cidadão tem o direito e o dever de saber onde e como o imposto dele está sendo empregado”, afirma o prefeito Ronaldo Dimas.
O evento, que acontece desde 2007, tem como alvo prefeitos, vereadores, secretários, entidades de classe, instituições e a sociedade em geral.
Espaço Cidadão
O prefeito Ronaldo Dimas e o presidente do TCE, José Wagner Praxedes, vão participar da solenidade de inauguração do Espaço Cidadão, na Biblioteca Municipal. O tribunal fará a doação de 33 computadores para o município e os maquinários serão usados para gerar oportunidades aos cidadãos. “Estamos pleiteando este benefício desde janeiro e conquistamos graças ao trabalho que estamos desenvolvendo. Vamos oferecer cursos de qualificação em informática neste novo espaço. A ideia é que possamos formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, explica o secretário de Educação, Jocirley de Oliveira.
Ferramentas
O programa também incentiva a população a conhecer os princípios de uma boa administração pública e usar os instrumentos tecnológicos necessários para uma fiscalização efetiva.
Durante o evento, os gestores e comunidade terão a chance de conhecer melhor o trabalho TCE e estreitar relações. Os principais problemas diagnosticados pelos técnicos do tribunal serão apresentados aos participantes – com foco nos gestores – com o objetivo de esclarecer dúvidas e evitar erros básicos que podem complicar a situação fiscal do órgão público. (ASCOM Prefeitura de Arguaína)




