O Sumário Executivo do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIF) do Estado do Pará foi apresentado na manhã desta quinta-feira (4), durante a quinta reunião do Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira do Pará. Na próxima semana, o documento será enviado ao Ministério da Integração Nacional.
O objetivo do Plano de Desenvolvimento Integrado da Faixa de Fronteira é contribuir para o desenvolvimento e a integração, nos âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional, da faixa de fronteira do Pará, a fim de minimizar a vulnerabilidade social e ambiental na região, e atender à recomendação do governo federal.
Andréa Coelho, diretora de Estudos e Pesquisas Ambientais do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), e o consultor do Instituto, Otávio do Canto, que integram a coordenação geral de elaboração do PDIF, apresentaram o Sumário Executivo. Eles enfatizaram algumas características preliminares da área de abrangência do Plano, que envolve os municípios de Alenquer, Almeirim, Faro, Óbidos e Oriximiná – uma área de 243.995 km².
Os pontos abordados foram o ordenamento territorial, número de habitantes, densidade demográfica, emprego e renda por setor de atividade econômica, rendimento mensal domiciliar e produção agropecuária.
Também participaram da reunião representantes do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), além da Secretaria Especial de Estado de Gestão, que coordena o Núcleo.
Além dos órgãos representados na reunião, integram o Núcleo Regional a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e as Prefeituras dos cinco municípios envolvidos. (Fernanda Graim)




