O único Ginásio de Esportes da Cidade de Xambioá, está com a energia cortada há pelo menos 20 dias e os estudantes precisam recorrer disputar as competições à luz de velas. Além disso, a estrutura física do local está bastante danificada, com buracos no teto e o piso da quadra em más condições, segundo uma denúncia.
As fotos encaminhadas pelo professor Aleandro Silva mostram os estudantes do Colégio Estadual José Bonifácio, disputando o Interclasse (competição entre times das salas da unidade escolar), que aconteceu entre quarta-feira, 13, e sexta (15), acendendo as velas para iluminar o Ginásio e disputar a competição.
O educador falou com a reportagem do Araguaína Notícias e comentou a situação. “É um absurdo que a única praça esportiva estadual para a prática de futsal, handebol, esteja jogada, abandonada. Nossos jovens estão ociosos, pois, o ginásio sempre foi utilizado pelas escolas estaduais e municipais, inclusive a prática esportiva ajuda no combate as drogas, dessa forma o estado não incentiva a prática esportiva, pelo contrário, desmotiva.”
Em uma postagem no Facebook, outro professor, José Wilton Costa, mostra a indignação. “As fotos com as velas, entendam por favor, simbolizam a falta de uma política pública responsável que, na pior das hipóteses, deveria iluminar este ginásio, já tão depredado e abandonado. Não estamos querendo apontar culpados. Queremos, sim, encontrar soluções para o problema.”
O Ginásio é de responsabilidade do Estado e segundo as informações, o fornecimento de energia está suspenso há mais de 20 dias por falta de pagamento. A reportagem ainda não conseguiu contato com a Secretaria Estadual de Esporte, mas ao longo do dia estará buscando uma resposta. (Araguaína Notícias)




