A secretária estadual de Saúde, Vanda Paiva, compareceu na sessão da Assembleia Legislativa (AL), nesta quinta-feira, 14. Ela disse aos deputados que os hospitais regionais estão com a estrutura física em condições ruins, com exceção do Hospital Regional de Arraias. Sobre a dívida de cerca de R$ 1,8 milhão com fornecedores hospitalares, a secretária explicou que os processos estão sendo auditados.
Vanda explicou que ainda não existe um prazo de conclusão das auditorias, mas assim que confirmar os valores os débitos serão parcelados e pagos. Ela destacou que as dívidas com os fornecedores são de gestão anterior, ainda de 2010. “Acredito que todos os parlamentares entenderam que é um momento difícil para a saúde”, afirmou.
Ela ainda anunciou que o governo do Estado irá investir R$ 400 milhões na saúde. Vanda detalhou que o recurso será utilizado para as construções do hospital em Araguaína, do hospital maternidade em Porto Nacional e oito centros de especialidades ambulatoriais. Como também, para a duplicação do Hospital Geral de Palmas (HGP) e as reformas dos demais hospitais do Estado.
Em relação aos problemas de ortopedia em Araguaína, Vanda disse que foram solucionados e ainda afirmou que a primeira medida tomada no início de sua gestão foi a solicitação da saída da Pró-Saúde das gerências dos hospitais.
Repercussão
Na ocasião, a deputada Solange Duailibe (PT) ressaltou a necessidade de mais investimentos na estrutura da saúde e cobrou os mutirões de cirurgias para diminuir as filas nos hospitais do Estado. O deputado Eduardo do Dertins (PPS), independentemente de partido, disse que considera a secretária disposta a resolver os problemas da saúde no Estado. (Com informações do Jornal do Tocantins)




