Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, janeiro 21, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SISEPE-TO divulga balanço das visitas ao Bico do Papagaio

Noticias Relacionadas

Com pouco mais de dois meses do mandato dos novos prefeitos, muitos municípios ainda não conseguiram pagar os salários atrasados, deixados pelos prefeitos anteriores. Esse foi o principal problema relacionado aos servidores públicos municipais, encontrado pela equipe do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), durante visita ao Bico do Papagaio, na última semana.

Realizada do dia 03 ao dia 09 de março, as visitas contemplaram os seguintes municípios: Wanderlândia, Xambioá, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Esperantina, São Bento do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins.

“Dos 11 municípios visitados, somente Sítio Novo não tinha problema com salários atrasados. Em todos os outros, o SISEPE-TO se reuniu com os prefeitos na tentativa de negociar o pagamento e firmar acordos. Em São Bento, por exemplo, o 13º e o salário de dezembro de 2012 estavam atrasados e nós conseguimos assinar um acordo extrajudicial com o prefeito Claudivan Tavares. Com esse acordo, o servidor que assinou o Termo de Adesão já recebeu e a Prefeitura tem até o dia 15 de março, para efetivar o pagamento, em parcela única. É um avanço porque encerrou uma demanda judicial que estava em andamento”, contou o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.

Além de Pinheiro, também integraram a equipe do SISEPE-TO, o diretor da Regional Norte do SISEPE-TO, Welton Ferreira e o advogado Abel Cardoso Neto.

Protocolo

Em Cachoeirinha, o SISEPE-TO assinou um protocolo de intenções com a Prefeitura Municipal, referente a um Mandado de Segurança, em andamento na Vara Cível da Comarca de Ananás. Entre os principais compromissos assumidos no protocolo estão a análise dos autos com o objetivo de identificar e relacionar os servidores beneficiados pela sentença judicial, bem como a realização de um levantamento dos valores a serem pagos.

Descaso

Foi em Axixá do Tocantins que o SISEPE-TO encontrou a situação mais preocupante. “A gestão anterior deixou 05 meses de salários atrasados. O prefeito atual está mantendo a folha de pagamento em dia, mas é preciso solucionar essa situação e pagar os salários atrasados”, pontuou o presidente do SISEPE-TO. Pinheiro informou que a equipe do Sindicato esteve no município, mas não conseguiu falar com o prefeito. “Ele não estava no município. Nós, então, conversamos com a secretária de Administração e com os servidores. Estamos buscando negociar o pagamento”

Além de Cachoeirinha, São Bento e Axixá, os demais municípios citados na reportagem, com exceção de Sítio Novo, também estão em processo de negociação para o pagamento dos salários em atraso. “Além dessa negociação, outra preocupação nossa é adequar a legislação dos municípios ao salário mínimo vigente, de forma que, o servidor não tenha prejuízos”, concluiu Cleiton Pinheiro.

A partir da próxima quarta-feira, 13, a equipe do SISEPE-TO segue para a região sudeste do Estado, para continuar o atendimento às demandas dos servidores municipais. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias