Acadêmicos de enfermagem e ciências contábeis da Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC), protestaram nesta quarta-feira, 6, pedindo o direito de voto na eleição de escolha do próximo diretor da instituição. Os protestos aconteceram dentro da faculdade. Cerca de 300 estudantes participaram.
Os acadêmicos alegam o não conhecimento das normas da eleição e prometeram organizar uma abaixo-assinado para viabilizar o direito a voto no processo eleitoral da instituição e encaminhar ao Ministério Público Eleitoral.
Um dos lideres do movimento, o estudante Leandro Cardoso disse que a atual diretoria quer fazer as coisas por baixo dos panos para continuar no poder. “Querem que só um representante de cada turma vote. Nós queremos que todos os acadêmicos possam participar e escolher o nosso diretor, como acontecer no IFTO. Queremos de fato uma democracia”, afirmou Leandro.
Segundo um manifesto divulgado pelo lideres do movimento, no ato da coleta das assinaturas nas salas de aulas, houve repressão por parte de alguns professores, coibindo e oprimindo psicologicamente os alunos para que não assinassem a lista, alegando que quem permanece com a palavra ate o fim é ele o professor e a diretora e que o abaixo assinado não tinha nenhuma validade segundo o regimento interno da instituição.
Um outro líder do movimento que pediu para não ser identificado temendo represálias, afirmou que dentro da instituição ainda existe um forte esquema político que só mudou de mandatários. “Antes aqui quem mandava eram pessoas ligadas a ex-prefeita Carmem. Hoje quem manda são pessoas ligadas ao grupo Antônio do Bar. Eles trazem o atraso, a soberba e o desentendimento. Pensam que administrar uma instituição de ensino superior é como administrar uma fazenda”, disse o estudante.
Leia o manifesto completo:





