Mais de 30 mulheres bordadeiras da Associação de Criatividade Artesanal em Tocantinópolis, desde o dia 19 de fevereiro estão recebendo capacitação ministrada pela equipe do designer em fibras, Renato Imbroisi. Intitulado “Retratos”, o projeto tem o objetivo de estimular a criação e produção artesanal, desenvolvendo produtos de bordados com uma identidade local. A oficina é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e vai até o dia 08 de março.
De acordo com a Secretária da Cultura Kátia Rocha, o Governo do Estado por meio da Secult tem o compromisso em fomentar o artesanato tocantinense “Queremos alavancar a qualidade do artesanato tocantinense em sua rica diversidade oportunizando meios de capacitação, valorizando o que há de melhor em cada região e estimulando a geração de renda para as famílias tocantinenses”, ressaltou a secretária.
A bordadeira e presidente da Associação, Maria Cunha avalia o desenvolvimento do projeto “Retratos”. “Está sendo um sucesso. Estamos desenvolvendo desenhos que fazem o resgate da história e da cultura de Tocantinópolis, bordando-os nos mais diferentes tipos de materiais, enriquecendo nosso produto”, explicou Maria.
A capacitação está em sua segunda etapa e conta com a orientação das bordadeiras de Brasília, Fátima Rodrigues e Zenaide Alves. O encerramento está previsto para acontecer no dia 08 de março.
ACAT
A Associação de Criatividade Artesanal de Tocantinópolis é uma sociedade sem fins lucrativos que, desde 2001, desenvolve habilidades em bordados manuais garantindo a participação de adolescentes, idosos, mães carentes, portadores de necessidades especiais, pessoas em situação de vulnerabilidade social, dando condições que os mesmos sejam inseridos no mercado de trabalho formal e informal, produzindo peças bordadas artesanalmente, estimulando a criatividade e a capacidade de produção do município.




