A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) se prepara para a realização da 7ª Semana das Águas, que acontecerá no período de 20 a 22 de março deste ano. Na sua sétima edição, o evento terá como tema a “Cooperação pelas Águas”, definido pelas Nações Unidas como questão primordial a ser debatida durante o ano de 2013.
O principal objetivo da Semana das Águas é discutir com as organizações, setor público e sociedade civil, assuntos relacionados à preservação desse recurso, assim como debater as potencialidades e os desafios que se colocam à sua gestão, com o aumento da procura, necessidades de acesso e disponibilização. O tema “Cooperação pelas Águas” significa reunir todos os segmentos (pesquisadores, formuladores de políticas públicas, governos e especialistas em gestão de recursos hídricos) para garantir que a água potável atenda melhor às necessidades da população.
A meta é a conscientização sobre a necessidade de cooperação por esse recurso e sobre os desafios no que diz respeito à gestão da água. Durante a semana serão destacados temas importantes como educação ambiental com foco na água, gestão da água com a finalidade de ampliar a conscientização acerca dos desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a esse recurso cada vez mais escasso no planeta.
A abertura do evento acontecerá no dia 20, no auditório da sede da Companhia, com a palestra “Cooperação pela Água” e a apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal.
No dia 21, será realizada uma visita técnica do público externo ao Sistema Produtor do Italuís, onde conhecerão o processo de captação e tratamento da água distribuída. Paralelamente, acontecerão palestras nas escolas localizadas no entorno do Parque Estadual do Bacanga como a Unidade Integrada Major Luís Augusto Mochel; Unidade Integrada Darcy Ribeiro e a Unidade Integrada Raimundo Lopes; as Unidades de Ensino Básico João do Vale, João Lima Sobrinho, Henrique de La Roque, Marília Amélia Profeta, Rubem Almeida; e no Anexo da Escola São Domingos.
Ainda, no dia 21 serão realizadas, das 9 às 17 horas, no salão do Sesc Deodoro, várias exposições promovidas pelos parceiros do evento como a Secretaria de Meio Ambiente do Município de São Luís (SEMMAM); Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBM); Serviço Social do Comércio (Sesc); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Secretaria Municipal de Urbanismo com Cidadania (Semusc) e Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur). Na ocasião a Caema irá expor aos presentes os equipamentos e produtos usados no tratamento de água.
O ponto alto da Semana acontecerá no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, com uma mesa redonda na qual os participantes irão discutir sobre os Recursos Hídricos no Maranhão e sobre a Cooperação pela Água.
Para o engenheiro Raimundo Nonato Medeiros, gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia, é importante e necessário provocar nos outros setores a busca de soluções em relação às questões da água. “É uma atividade positiva, que demonstra a preocupação e o empenho desta Companhia em relação aos recursos hídricos”, destacou.
Para a bioquímica Nazareth dos Santos, o evento é fundamental para a construção de um consenso e respostas adequadas aos problemas relacionados à água. “A cooperação pela água deve ter uma visão multidisciplinar, pois envolve fatores culturais, educacionais, científicos, bem como aspectos éticos, sociais, políticos e institucionais. Para que a cooperação seja bem sucedida e sustentável precisamos dessa união”, corrobora a colaboradora da Caema.




