Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: Fechamento de escola tradicional provoca revolta na comunidade

Noticias Relacionadas

A Secretária Estadual de Educação do Tocantins (SEDUC), determinou na sexta-feira, 15, o fechamento da Escola Paroquial São Miguel Arcanjo, localizada na cidade de Xambioá (To), por motivos de contenção de gastos.  Ainda foram fechadas uma em Filadélfia e duas 2 em Ananás, pertencentes à Regional da Diretoria de Ensino de Araguaína.

Revolta

Segundo as informações, o fechamento da Escola Paroquial São Miguel Arcanjo ocorreu na sexta-feira, 15, quando a SEDUC fez um telefonema à direção da unidade de Ensino comunicando a medida, mas a comunidade não foi avisada com antecedência. Segundo o professor Aleandro Silva a população está revoltada. “O clima aqui é de revolta e a população já fez um abaixo assinado.”

Numa postagem no Facebook, o educador ainda comentou “nossos filhos (são jogados) de um lado para o outro como se fossem um bando de bois jogados para os seus piquetes. Nós vivemos em uma democracia ou não?”. Ainda relembrou os tempos sombrios da Ditadura Militar, em que dezenas de moradores foram mortos pelo Exército e os corpos ainda estão desaparecidos. “Nós, pais de alunos, não iremos permitir que a Guerrilha do Araguaia volte a nos amedrontar novamente.”

Outra tentativa

Segundo fontes, escola Estadual Eurico Mota, em Xambioá, foi fechada, mas após a mobilização da comunidade o governo voltou atrás e reabriu a unidade de ensino. Ainda conforme informantes, o futuro da Unidade de Ensino que pertence a Igreja Católica ainda é indeciso, pois os alunos foram remanejados, mas não há nada oficial sobre o funcionamento da mesma na modalidade privada.

Justificativas

Segundo a Diretoria Regional de Ensino de Araguaína,  entre as escolas de responsabilidade da Regional que foram fechadas, uma está em  Filadélfia, duas em Ananás . “Após um estudo técnico da Seduc,   foi constatato que não havia necessidade destas escolas, pois os alunos foram remanejados para outras que atendem a demanda.” Explicou o Diretor Regional de Ensino, Jorge Luis Medeiros.  A reportagem entrou em contato com a SEDUC, mas ninguém atendeu e nem retornou as ligações.

A escola

A Escola Paroquial São Miguel Arcanjo tem 53 anos de existência educando na cidade de Xambioá. Havia 505 alunos antes do fechamento, conquistou o primeiro lugar na cidade no índice do IDEB da  Região Norte,  teve média acima do projetado pelo próprio Estado no SALTO ( Sistema de Avaliação Tocantinense). Ainda ganhou medalha  de ouro nas Olimpíadas de Matemática, e por duas vezes foi campeã  na dança cultural da Feira Literária do Tocantins (FLIT). (Araguaína Notícias)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias