Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

UFMA deve divulgar vagas ociosas de graduação em março

Noticias Relacionadas

O diretor do Departamento de Organização Acadêmica (Deoac) da Universidade Federal do Maranhão, Manoel Barros, disse que a instituição deve divulgar em seu site, a partir de março, o número vagas dos cursos de graduação consideradas ociosas. “Nós estamos fechando vários elementos, reunindo as vagas de todos os cursos para a publicação, provavelmente em março”, afirmou.

A medida atende a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que no último dia 7 encaminhou a solicitação de forma oficial à universidade. O documento foi assinado pela procuradora regional dos direitos do cidadão no Maranhão, Ana Karízia Távora Teixeira, que constatou, conforme inquérito civil público que tramita na Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA), que a instituição não estaria realizando com regularidade o cálculo da quantidade de vagas ociosas em seus cursos de graduação e a divulgação dos dados apurados.

De acordo com a procuradora, “tal atitude compromete a transparência dos processos de seleção e chamada dos candidatos às vagas ociosas”. Na recomendação, a procuradora indica que o levantamento das vagas ociosas seja feito semestralmente, e os dados sejam divulgados no endereço eletrônico da Instituição, dentro de dez dias úteis.

Editais

Apesar da recomendação, Barros disse que a instituição nunca deixou de divulgar as vagas ociosas nos cursos de graduação. “Sempre publicamos editais com estas informações em editais, inclusive com prazo máximo para que as inscrições sejam realizadas. Nunca deixamos de publicar estas informações”, argumentou o diretor. No entanto, ainda não há uma data definida para que a medida entre em vigência. (G1)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias