
Duas movimentações importantes podem acontecer nos próximos dias no desenrolar da cassação dos diplomas eleitorais da prefeita reeleita, Maria Ribeiro da Silva e de sua vice Maria Liduína Pantoja, da Coligação A Vez do Povo Continua, feitas pelo juiz eleitoral, Luciano Mendes Scaliza, da 57 ª Zona Eleitoral com sede em São João do Araguaia.
A primeira deve ser a entrada do pedido de liminar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a suspensão imediata da cassação até que o Pleno do Tribunal julgue definitivamente a ação, proposta pelo segundo colocado Valciney Ferreira Gomes (PMDB) da Coligação Palestina de Volta ao Progresso e considerada procedente até pelo Ministério Público Eleitoral. Nesse caso Maria Ribeiro voltaria ao cargo até que os desembargadores julguem definitivamente o processo.
A segunda movimentação, essa ainda tratada com cuidado e discutida esta semana em Belém, seria a escolha do nome para disputar a eleição contra Valciney, caso o TRE negue o pedido de liminar à Maria Ribeiro e marque nova eleição. A cúpula da Coligação A Vez do Povo Continua, que tem o PSDB na cabeça, chegou a conclusão que o único nome capaz de enfrentar Valciney com chances de vitória seria o da deputada estadual, Tetê Santos, tem também é ex-prefeita do município.
Na segunda e terça-feira, 4 e 5 respectivamente, fizemos contato telefônico com a deputada Tetê, que não quis se manifestar sobre o assunto e colocou uma assessora para intermediar a conversa. A assessora disse que conversaria mais calmamente com Tetê sobre o assunto e retornaria dando um posicionamento. Até o fechamento dessa matéria nem deputada e assessora retornaram as ligações.
Ainda no assunto tratado em Belém, ficou cogitado que Tetê apenas disputaria a eleição, e no caso de vitória não assumiria o cargo de prefeita, renunciando a vaga após a diplomação abrindo brecha para que o vice assuma o posto. A estratégia seria apenas para o grupo não perder o controle da Prefeitura, indicando um vice de estrema confiança que herdaria o cargo e manteria a hegemonia do grupo político no município.
Valciney
Falamos na tarde desta terça-feira, 5, com o ex-prefeito Valciney, responsável direto pela cassação dos diplomas de Maria Ribeiro e Maria Pantoja. Valciney foi enfático em afirmar que as provas contidas no processo são cabais e que apesar da prefeita cassada recorrer ao TRE, ele acha difícil o pedido prosperar. “As provas são fragrantes, tudo constatado pelo Ministério Público e pela Justiça Eleitoral. No TRE existem homens sérios que saberão entender os motivos da cassação”.
Questionado se no caso de um a nova eleição ele voltaria a ser candidato, Valciney confirmou que há sim a disposição, ficando apenas a critério do partido dar o aval para repedir a mesma chapa tendo ao seu lado o vice Berlandio Soares da Silva.




