Mais um passo para a melhoria da qualidade da educação foi dado na manhã desta quarta feira (30), com a apresentação do Pacto pela Educação do Pará, feita pelo secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, e a diretora do Instituto Synergos no Brasil, Wanda Engel, aos gestores das Unidades Seduc na Escola (USEs) e das Unidades Regionais de Educação (UREs).
O pacto é um esforço integrado de diferentes setores e níveis de governo, sociedade civil – entre fundações, organizações não governamentais (ONGs) e demais organizações sociais –,iniciativa privada e organismos internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), liderado pelo governo do Estado, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará.
O secretário falou da importância de pactuar com a sociedade as melhorias na área da educação. “A sociedade precisa se apropriar do equipamento social que é a escola, porque as mudanças na educação são de médio e longo prazo, portanto, as políticas públicas voltadas para a melhoria dos índices educacionais precisam ser de Estado e não de governos, daí a importância do engajamento social na elaboração das mesmas”, destacou.
A diretora do Instituto Synergos disse que a educação é a base para o pleno desenvolvimento de uma sociedade. “O pacto visa promover uma junção de esforços para promover o apoio de que os educadores necessitam para que desempenhem o seu papel da melhor maneira possível e que a educação do Pará seja referência nacional na transformação da qualidade da educação básica pública”, ressaltou Wanda, enquanto apresentava as ações do pacto aos gestores.
Para a gestora da 18ª Unidade SEDUC na Escola, Francisca Reis, o pacto vem contribuir para a valorização da educação. “A iniciativa confirma a preocupação e o compromisso da atual gestão com a educação, assim como, com a valorização de todos os envolvidos nesta área”, avaliou.
Os gestores também participaram de uma reunião de trabalho para a elaboração do “Dia do Pacto pela Educação na Escola”, marcado para 18 de maio, após o lançamento oficial do pacto, em 26 de março. Segundo Vanderson Berbat, do Synergos, o “Dia do Pacto” será uma ação de mobilização da comunidade escolar e do entorno. “Promoveremos uma competição solidária de mobilização com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar na melhoria do ambiente físico e das relações humanas na escola”, explicou.
Neste dia, todas as escolas da rede estadual de ensino estarão envolvidas em uma ação, previamente planejada, de melhoria das condições socioambientais da escola. A competição será promovida pela Seduc, entre as escolas da rede, por meio da postagem de um vídeo de registro do evento, de no máximo sete minutos, no You Tube. A escola que tiver o vídeo mais curtido em cada uma das unidades será premiada. (Danielly Gomes)




