Para atender à demanda das Secretarias Municipais de Agricultura de Paragominas, Ulianópolis e Rondon do Pará, a Secretaria Estadual de Agricultura (SAGRI) realizou na semana passada (de 21 a 25 de janeiro) cursos de capacitação nas áreas de fruticultura e de derivados do leite voltados aos agricultores familiares da região.
As demandas foram apresentadas durante a “Caravana da Produção”, projeto do Governo do Pará que percorre o Estado buscando levantar as prioridades do setor em cada região, culminando com a elaboração de planos regionalizados que vão orientar as ações desenvolvidas pelos órgãos que compõem o Sistema Público Agrícola. “O projeto tem a visão de consolidar-se como instrumento de diálogo com a sociedade, atuando como mecanismo para a promoção do crescimento e da competitividade da produção rural paraense”, informa o titular da SAGRI, Hildegardo Nunes.
Os cursos de capacitação foram realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Em Paragominas, os produtores foram treinados na área da fruticultura, beneficiando agricultores e filhos de agricultores da comunidade Caip, do projeto de Assentamento Paragonorte. No município de Ulianópolis, os cursos contemplaram os produtores do Projeto de Assentamento Suçuarana.
Em Rondon foi realizado o curso de derivados do leite, que teve como público alvo um grupo de mulheres que trabalha com a fabricação de doces e guloseimas. “Ficamos muito felizes em poder atender as demandas que os municípios trouxeram até nós, com a SAGRI e o SENAR incentivando o fortalecimento da agricultura familiar”, ressalta Jacó Barroso, gerente regional da SAGRI em Paragominas, coordenador da programação. (Tânia Monteiro)




