Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 16, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Curso de Engenharia de Alimentos da UFMA fica entre os dez melhores do Brasil

Noticias Relacionadas

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram no último mês de dezembro a avaliação das instituições de ensino superior por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade de ensino, cuja nota varia de 1 a 5.

O curso Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus Imperatriz recebeu nota 4, classificada como de excelência. Com esse desempenho, o curso conquistou a 1ºcolocação da sua categoria no Norte e Nordeste.

A avaliação feita pelo IGC leva em conta fatores como a qualidade de ensino, infraestrutura da instituição, corpo docente e o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Com base nos resultados dessa avaliação é construída uma média ponderada com notas que vão de 1 a 5. No ranking geral das Engenharias de Alimentos o curso da UFMA ficou na 7º colocação geral.

Para coordenadora do curso, a professora Ângela Borges, esse é o reconhecimento do trabalho que tem sido feito. “É um curso que em poucos anos conseguiu se desenvolver muito bem, tendo em visto o corpo docente, a estrutura e o desempenho de alunos”,ressaltou.

Criado em 2006, o curso já formou duas turmas e está conquistando seu espaço e reconhecimento no mercado da região. “É um mercado promissor e os alunos já formados estão abrindo as portas, mostrando o que é a engenharia de alimentos, pra quer serve e o profissional” comenta a professora Tatiana Lemos.

O profissional formado em Engenharia de Alimentos atua no processo de produção, conservação e transporte dos alimentos. Também é atribuição desse profissional o estudo sobre o surgimento de novos produtos e novas embalagens de acordo as tendências do mercado de alimentos no Brasil e no mundo.

Saiba mais

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de ensino superior, e analisa as situações dos cursos de graduação e pós-graduação. Para as graduações é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC) que é uma média de diferentes avaliações da qualidade de um curso, medida essa que foi usada para avaliar o curso de Engenharia de Alimentos da UFMA. E para pós-graduação o método que se utiliza é a nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os resultados são em valores contínuos de  0 a 500 e em faixas de 1 a 5. Os cursos avaliados que ficam nos níveis 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o nível 3 razoável e aos que entram no grupo de nota 4 e 5 estão em nível de excelência. A UFMA recebeu nota 4 na avaliação geral. (ASCOM/UFMA-Imperatriz)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias