O Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) começa, na madrugada desta terça-feira, 22, para quarta-feira, 23, a verificação metrológica dos radares que serão instalados ao longo da rodovia BR-316. O mesmo trabalho também será feito na BR-010 (Belém-Brasília). A instalação dos equipamentos faz parte do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV), do governo federal, cujo objetivo é reduzir o número de acidentes.
Dentro de um mês, O Imetropará terá verificado todos os equipamentos instalados até Dom Eliseu, no sul do Estado. Os radares, cuja instalação é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), só podem entrar em operação após a verificação metrológica. Segundo as normas do Inmetro, as margens de erro admitidas são mais ou menos 5 km/h para velocidades até 100 km/h e mais ou menos 7% para velocidades acima de 100 km/h.
“O Imetropará vai garantir o correto funcionamento dos radares que serão instalados nas rodovias federais que passam pelo Pará. É a garantia de que ninguém será multado injustamente, mas fica aqui o conselho para todos os motoristas: pensem em suas famílias e sigam as regras de trânsito. A vida é mais importante que a pressa de chegar”, diz Luiziel Guedes, presidente do Imetropará. (Adaucto Couto)




