A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está entregando à Petrobrás a produção técnica oriunda de 300 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e 300 Documentos de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) realizado em propriedades rurais dos municípios de Moju, Igarapé-Miri, Mocajuba, Cametá e Baião, na região do Tocantins. O convênio de cooperação técnica, iniciado em outubro do ano passado, beneficia diretamente agricultores familiares interessados na cultura do dendê na região, cujo diagnóstico demonstra vocação para a produção, com clima e solo pertinentes ao desenvolvimento da cultura.
Para a realização do trabalho, a Emater envolveu todo o corpo técnico disponível nos municípios. A ideia é garantir o plantio de pelo menos 10 hectares por agricultor, utilizando e recuperando áreas degradadas. O Cadastramento Ambiental Rural (CAR) é um documento obrigatório para o acesso às políticas públicas de financiamento e o Governo do Estado realiza gratuitamente junto a famílias com até 300 hectares de área ou quatro módulos fiscais.
Para o processo de regularização ambiental, a equipe técnica utilizou equipamentos de última geração, como imagens de satélite, que garantem maior precisão do trabalho. A finalização das ações no campo coincidem com o início do calendário agrícola e permitem o início do plantio em tempo hábil. (Iolanda Lopes)




