Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Zenaldo Coutinho recebe faixa de prefeito de Belém

Noticias Relacionadas

fotofaixa

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), e o antigo gestor municipal da cidade, Duciomar Costa (PTB), realizaram nesta terça-feira (1°) a transferência simbólica da faixa de prefeito da capital paraense. A cerimônia foi realizada às 18h30, em frente ao Palácio Antônio Lemos, onde funciona a Prefeitura Municipal de Belém.

Antes de subir ao palanque, Coutinho foi homegeado pela Banda Municipal, que executou o hino nacional. Depois de receber a faixa, em meio à chuva, Zenaldo Coutinho fez um breve pronunciamento. “A chuva que hoje nos banha é motivo de alegria porque chuva também é vida, mas também é motivo de preocupação por conta de boeiros e canais entupidos da cidade”, alertou o novo prefeito, que anunciou em seguida sua primeira ação como gestor da capital paraense. “A partir desta quarta-feira, já começamos a operação ‘Cuida bem, cuida Belém’ visando a limpeza da cidade”.

Além da família de Zenaldo Coutinho e da vice-prefeita Karla Martins, também acompanharam a cerimônia de transferência de faixa o senador Flexa Ribeiro, o vereador Paulo Queiroz e o radialista Jefferson Lima, que foi um dos candidatos a prefeito nas eleições do último mês de outubro, e apoiou Zenaldo no segundo turno do pleito. Também esteve presente o vice-governador do estado, Elenilson Pontes. Simão Janete, governador do Pará, não pode comparecer à solenidade por motivos de saúde.

“A palavra união, tão utilizada em nossa campanha, não é apenas um slogan, mas também a certeza de estar perto do povo, do governo federal e do estado. Sobretudo, a união da prefeitura com o povo de Belém”, declarou Coutinho.

Após a cerimônia, o público pode prestigiar um show com artistas locais, como Gang do Eletro e Edilson Moreno.

Perfil do prefeito

Zenaldo Rodrigues Coutinho Júnior nasceu 4 de fevereiro de 1961 em Belém. Formado em direito, é casado e tem duas filhas. Foi eleito vereador de Belém pelo PDT de 1983 aos 21 anos, conseguindo a reeleição em 1988.

Foi eleito deputado estadual duas vezes, atuando como presidente da Assembléia Legislativa em 1995. Em 1999, foi eleito deputado federal e chegou a ocupar o cargo de vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Zenaldo também atuou como chefe da Casa Civil e secretário especial de proteção e desenvolvimento social durante o mandato do governador Simão Jatene.

Em 2011, Zenaldo deixou a secretaria para atuar na frente parlamentar contra a criação do estado de Carajás durante o plebiscito que consultou a população do Pará sobre a possibilidade da divisão do estado.

Foi eleito prefeito de Belém em 28 de outubro, após vencer o segundo turno disputado contra o candidato do PSOL e ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Zenaldo recebeu 438.435 votos, que correspondem a 56,61% dos votos válidos registrados na eleição municipal de 2012. (G1)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias