Servidores da Prefeitura de Marabá que estão em greve há uma semana por falta de pagamento de salário do mês de novembro e mais o atraso de cinco meses do vale-alimentação, fecharam na manhã desta quinta-feira, dia 20, as secretarias de Finanças e a de Gestão Fazendária, consideradas o coração financeiro da prefeitura.
Os servidores chegaram cedo à Secretaria de Finanças para evitar que o gestor municipal, Maurino Magalhães de Lima, continuasse pagando fornecedores em detrimento ao salários atrasados. Por volta de 8h30, eles lacraram o portão de entrada da Finanças e ninguém entrava, apenas saía. Meia hora depois, eles perceberam que algumas pessoas tinham acesso à Secretaria de Finanças pelo prédio ao lado, da Secretaria de Gestão Fazendária, que também foi fechado.
Os grevistas chegaram a discutir com o comandante da Guarda Municipal de Marabá, coronel da reserva da PM Gilmar Marques, que tentou negociar com os grevistas a desobstruírem a entrada das duas secretarias, mas não houve acordo e ele saiu do local sob vaias.
Raimundo Gomes, diretor do Sintesp (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Pará), subsede de Marabá, explica que o motivo do fechamento da Secretaria de Finanças é para que o repasse federal que cai na conta do município a cada dia 20 seja usado para pagamento dos servidores e não aos fornecedores, como tem preferido o gestor nas últimas semanas.
A reportagem do blog em Marabá tentou falar com a secretária municipal de Finanças, Meire Inácia, mas ela estava trancada no prédio da Secretaria e não recebia ninguém. Na Assessoria de Comunicação da Prefeitura ninguém atende às ligações telefônicas. (Ulisse Pompeu – Blog Zé Dudu)




