Alunos de ensino médio e professores das escolas estaduais Pedro Amazonas Pedroso, Paes de Carvalho e Ulisses Guimarães fazem manhã desta terça-feira (18) um protesto contra a decisão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) de dar fim ao regime convênio de dezesseis escolas da rede estadual de ensino, sendo que dessas, treze estão localizadas em Belém.
De acordo com os professores, a decisão ainda não foi anunciada oficialmente, mas o órgão teria enviado comunicado aos docentes, que podem perder em 2013, os 10% de gratificação que recebem atualmente pela carga horária maior.
Com a manifestação, alguns dos principais corredores de fluxo de veículos da capital paraense , como as avenidas Almirante Barroso, Nazaré e José Malcher, estão congestionados. Motoristas devem evitar transitar por estas vias.
Equipes da Polícia Militar estão acompanhando o ato de professores e alunos.
Em nota, a Seduc esclarece que o que está sendo extinto é o pagamento da “gratificação convênio” recebida por alguns professores do terceiro ano do ensino médio de 23 escolas da rede.
Ainda de acordo o comunicado oficial, não haveria impedimento dessas escolas continuarem a ofertar turmas de terceiro ano do ensino médio, nas quais é desenvolvida uma matriz curricular diferenciada para preparar o alunado para prestar exame vestibular ou ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (G1)




