A última etapa dos processos seletivos 2013 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi marcada neste domingo (16) pela tranquilidade em todos os 26 municípios onde foram aplicadas as provas. Dos 13.291 candidatos aptos à terceira fase, 1.122 faltaram. Destes, 713 concorriam a uma vaga pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise) e outros 409 pelo Processo Seletivo (Prosel). O gabarito preliminar e o boletim de questões já estão disponíveis no site www.uepa.br.
O Prise é destinado a candidatos que ainda estão cursando o ensino médio, enquanto a outra modalidade de acesso é voltada para quem já concluiu os estudos. O número de faltosos foi considerado baixo pela Diretoria de Acesso e Avaliação da Uepa. “Tudo ocorreu conforme a universidade previu. Não tivemos nenhum problema, nenhuma ocorrência”, disse o diretor do departamento, Delmo Oliveira. A correção das redações começa terça-feira (18), e o listão deve ser divulgado entre 15 e 18 de janeiro.
A Uepa oferta 3.262 vagas em 23 cursos de graduação. Neste domingo, os candidatos tiveram cinco horas para responder 54 questões objetivas, incluindo língua estrangeira e uma redação valendo 30 pontos. Eles puderem optar entre escrever uma dissertação ou uma carta argumentativa envolvendo questões relacionadas a crenças, valores e ideias sobre o ciberespaço mundial.Será eliminado quem obtiver menos de 12 pontos na prova objetiva e menos de 6 pontos na prova de redação.
Alysson Araújo, 17 anos, candidato pelo Prise, que fez a prova na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, concorre a uma vaga para o curso de licenciatura em matemática. “Estou confiante. Tive dificuldade apenas na parte de biologia. Gostei muito da redação. Essa última fase do vestibular foi muito intensa. Abdiquei de festas, saídas e até de namorar”, disse.
No campus da Uepa no Marco, o candidato Hugo Arthur da Silva, 19 anos, foi um dos que tentaram vaga para o curso mais concorrido: medicina, pelo Prosel. Apesar de cursar odontologia na Universidade Federal do Pará (UFPA), Hugo não desiste e tenta há três anos a vaga na Uepa em Marabá. ‘’Fiz a prova para testar meus conhecimentos. Se passar, vou me mudar para Marabá’’, contou.
A candidata Ivyne Ratis, 19 anos, tenta pela segunda vez no Prosel uma vaga no curso de pedagogia. Segundo ela, a afinidade com a área vem de família. ‘’Escolhi esse curso porque minha mãe é professora e minha tia é pedagoga. É uma área que está no sangue da minha família’’, frisou, afirmando estar confiante no resultado. “A prova foi boa. A redação foi ótima”, avaliou.
Ao longo das três etapas, a Uepa ofereceu suporte especial com interpretes de libras e braile e provas ampliadas para os candidatos que declararam ter algum tipo de deficiência ou solicitaram atendimento especial. Todos foram lotados no campus do Marco. Neste domingo, dos seis candidatos com atendimento especial, quatro eram de baixa visão e dois tinham déficit cognitivo.
No vestibular 2013 da Uepa estão sendo ofertadas 3.262 vagas em 23 cursos de graduação, divididas entre as duas modalidades de acesso. Este ano, foram 106.604 candidatos inscritos, dos quais 53,2 mil concorreram pelo Prosel; no Prise, são 32,4 mil inscritos na primeira etapa, 15,6 mil na segunda e 5,2 mil na terceira. (Ize Sena)




