A Coordenação de Educação Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca(Sagrima), realizou, nesta quinta-feira (12), no salão nobre da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), reunião para a apresentação do XVII Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Enesco 2013). O evento está marcado para acontecer no período de 11 a 13 de junho do ano que vem, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
O Maranhão será o primeiro estado da região Norte-Nordeste a sediar uma edição do Enesco. Os anteriores aconteceram em estados do Sul e Sudeste. Em 2013, a proposta do encontro é evidenciar a atual situação das iniciativas de Educação Sanitária no país, reforçando a sua importância nas ações de defesa agropecuária, na saúde pública e meio ambiente.
O diretor geral da Aged, Fernando Lima, participou da reunião juntamente com a diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal do órgão, Margarida Prazeres. “Nós discutimos uma parceria com outros órgãos para a formação de uma comissão organizadora e também estamos identificando as ações de educação sanitária desenvolvidas por eles para que possamos inserir na programação do Enesco”, explicou a chefe da Coordenação de Educação Sanitária e Comunicação da Aged, Fernanda Albuquerque.
Representantes das Secretarias de Agricultura, Saúde, Educação e Comunicação; Superintendência Federal de Agricultura (SFA); Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma); Federação de Indústrias do Maranhão (Fiema); profissionais da Aged e Sagrima traçaram estratégias para garantir o sucesso dos três dias de evento na parte científica e cultural.
Para o Enesco 2013 são esperados cerca de 400 profissionais de todo país entre engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, ambientalistas, educadores, comunicólogos e demais interessados.
Ações educativas
No Maranhão, a Coordenação de Educação Sanitária e Comunicação da Aged (Cesac-Aged) tem como missão, promover a Educação Sanitária na instituição, capacitando, coordenando, apoiando e avaliando as ações educativas para o exercício dos programas de Defesa Animal e Vegetal e de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal.
Desenvolve também os projetos Fazendo Educação para crianças e tratadores, e o Projeto Formação de Agentes em Práticas Agropecuárias (Fapa) aplicado nas escolas de Pedagogia da Alternância e também para agentes comunitários de saúde. Além disso, realiza o dia de campo, onde acontecem palestras e práticas para produtores rurais sobre um determinado assunto.




