Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 16, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governador participa em Brasília de reunião sobre limite territorial

Noticias Relacionadas

O Governador Siqueira Campos participou, nesta quinta-feira, 13, de mais uma reunião com o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), para discutir uma solução amigável para a fixação de divisa entre os Estados do Tocantins, Piauí, Bahia e Maranhão. Este foi o motivo pelo qual precisou se ausentar do encontro de prefeitos que está acontecendo em Palmas. O Governador retorna nesta sexta-feira, 14, à Capital e participará do evento, que se prolongará até o final da tarde.

Como está prevista a presença de governadores dos outros Estados envolvidos, a ausência de Siqueira Campos enfraqueceria a posição do Tocantins na questão. O Governador defende os limites estabelecidos pelo IBGE, que mantém o atual formato territorial do Tocantins e que possui várias decisões favoráveis da justiça. Recentemente, o procurador geral do Tocantins, André Luiz Matos, e o procurador geral do Piauí, Kildery Rone, chegaram a um acordo que será aceito pelos governadores dos dois Estados, baseado no IBGE, que fez um mapa recente estabelecendo a divisa entre as duas Unidades da Federação.

Segundo Kildery Rone, há um consenso entre as duas partes no sentido de preservar quem, atualmente, está produzindo nas terras que ficam na divisa. O acordo estabelece que cada governo irá identificar quem está produzindo nas terras da divisa entre os dois Estados, a partir desse levantamento do IBGE. A idéia dos dois procuradores, por orientação dos governadores do Tocantins e Piauí, é chegar ao consenso solicitado pelo ministro Luiz Fux, relator da ação no STF.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias