O XXIV Seminário de Iniciação Científica (Semic) e o IV Seminário de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) terminam nesta sexta-feira (7). Aberto na quarta-feira (5), com solenidade no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, no centro histórico de São Luís, os seminários são formados por palestras, minicursos. Há, também, apresentações de pesquisas produzidas por alunos bolsistas e voluntários, nas formas orais e por meio de pôsteres. No encerramento, os melhores trabalhos, por área de conhecimento, serão premiados.
Com a temática central “Trocando experiências, potencializando conhecimentos”, o Semic é o maior evento científico da Uema. O objetivo é refletir, com a comunidade acadêmica e com a sociedade, os resultados de pesquisas das áreas de conhecimento desenvolvidas pela Uema.
Na solenidade de abertura, o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, destacou a relevância do Semic. “É um espaço de apresentação dos resultados das pesquisas fomentadas pela instituição este ano. Evidencia o desenvolvimento de trabalhos científicos que atendam às necessidades da sociedade maranhense. São iniciativas financiadas por órgãos de fomento à pesquisa que visam o desenvolvimento do Maranhão e melhoria da qualidade de vida de sua população”.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Porfírio Candanedo Guerra, ressaltou a evolução da pesquisa e da pós-graduação na Uema. “Hoje contamos com 245 bolsas de iniciação científica, seis mestrados, sendo quatro acadêmicos e dois profissionais, além dos programas de Doutorados Interinstitucionais”.
Na abertura houve a conferência “A Construção de Identidades Sociais Fortes: resultados de projetos didáticos de gênero”, ministrada pela professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Dorotéia Frank Kersch.
Lançamentos
Durante os eventos houve o lançamento do CD de Resumo da 24ª edição do Semic, pela acadêmica do Curso de Ciências Biológicas e bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), Rannyele Passos Ribeiro.
Também foram lançados a primeira Edição da Produção Acadêmica dos Cursos Stricto Sensu da Uema, no período de 2009-2011, pela professora Maria Cristiane Pestana Chaves Miranda; e o livro “Biodiversidade na Área de Proteção Ambiental do Inhuamum”, pela professora do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), Maria Claudene Barros.




