Mais de 130 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) completos foram entregues nas comunidades Planalto Médio, Planalto, Três Poderes e Vicinal do Nonato, no município de Placas, na Região de Integração do Xingu, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). O objetivo da empresa é legalizar as atividades realizadas nas propriedades rurais que se dedicam à pecuária leiteira.
A meta da Emater é entregar 1.200 Cadastros a produtores dos municípios atingidos pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte, obra que está em andamento no município de Altamira.
O produtor rural não tem custos para cadastrar sua propriedade. Segundo Fábio Almeida, técnico da Emater, foram realizadas reuniões nas comunidades para o repasse das informações. “O levantamento nas propriedades para a confecção do CAR foi realizado com os produtores, pois ninguém conhece a propriedade melhor que o dono”, disse Fábio.
Segundo o técnico Jamerson Vianna, chefe do Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade da Emater, o setor está responsável pela emissão do Cadastro Ambiental Rural nos 11 municípios da Região do Xingu.




