Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 16, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Jatene garante a prefeitos eleitos do Baixo Tocantins investimento em estradas

Noticias Relacionadas

No encontro com os prefeitos eleitos o governador enfatizou a importância de um trabalho conjunto pelo desenvolvimento do Estado

O governador do Estado, Simão Jatene, anunciou – durante encontro com os 12 prefeitos eleitos do Baixo Tocantins – um investimento total de R$ 600 milhões nas estradas da região. A nova malha viária cobrirá mais de 500 quilômetros de pavimentação. A informação foi repassada nesta terça-feira, 20, em Abaetetuba, durante a primeira reunião do governador com os prefeitos eleitos e reeleitos da região.

Os investimentos nas estradas estão incluídos na Agenda Mínima do Governo. “Vamos pavimentar mais de mil quilômetros de asfalto da malha viária do Estado”, garantiu Jatene. Na área da saúde, o Governo informou que está em andamento a construção do hospital de Abetetuba e do hospital materno-infantil de Barcarena. O hospital regional de Cametá, por sua vez, já está sendo ampliado e passando por um processo de requalificação.

Na área da educação, o Governo do Estado destacou que já está em andamento a ampliação e reforma das escolas nos municípios de Oeiras do Pará, Mocajuba, Tailândia, Moju e Limoeiro do Ajuru. “Estamos com um projeto muito maior, que é fazer um grande pacto pela educação em todo o Estado, que não tem chance de se desenvolver se não fizermos uma revolução pela educação”, frisou o governador.

Durante o encontro, Jatene enfatizou que o governo estadual quer trabalhar junto com todos os novos gestores municipais em busca do desenvolvimento do Pará. “Quero parabenizar os prefeitos eleitos e dizer que agora é hora de pensar o dia seguinte à eleição, porque nós, que fomos eleitos, somos um símbolo enorme de esperança para a sociedade que votou e acreditou na gente”, avalia governador. Por esse motivo, propus este encontro para que juntos possamos responder os anseios da população da melhor forma possível”, completa.

Jatene também foi enfático ao afirmar que se o município for mal, a chance de o Estado ir bem é prejudicada. “Por isso precisamos uns dos outros. Por exemplo, se a atenção básica não funcionar no município, os hospitais do Estado ficarão superlotados. Se a educação não funcionar nos municípios, não adianta ter capacitação. Então temos que saber como vamos nos ajudar e fazer com que, ao invés de usarmos os recursos de forma concorrente, possamos usá-lo de forma complementar”.

Simão Jatene alertou aos prefeitos eleitos de que o momento é de colocar em prática tudo aquilo que foi prometido durante os discursos das campanhas políticas. “Sabemos que muitos prefeitos encontrarão um cenário muito complicado, mas o Governo do Estado está disponível para discutir e ajudar. Quem achou que ser prefeito seria uma tarefa simples e encontraria um cenário perfeito está enganado. Agora é hora de mostrar para a população tudo aquilo que foi dito por vocês durante o período da campanha eleitoral”.

As rodadas de reuniões entre o governador e os prefeitos eleitos no Estado continuam nos próximos dias. Até o final do mês, ele deverá ir às regiões Nordeste, Marajó, Oeste e Xingu.

AVALIAÇÃO

Para Simão Jatene, o resultado do encontro foi produtivo. “Foi muito importante para os prefeitos que estão entrando agora, para os que estão assumindo de novo e para o governo. Ao final dessa reunião de trabalho chegamos à conclusão de que é extremamente importante trabalhar em conjunto para que possamos multiplicar as forças e atender da melhor forma possível os anseios da população”, concluiu o governador.

Os prefeitos eleitos também apresentaram as principais demandas dos municípios da região. Saúde, saneamento educação e segurança foram as áreas mais citadas pelos gestores. A maioria dos prefeitos apontou entre as principais dificuldades enfrentadas a falta de um plano de destinação de resíduos sólidos, a construção de pontes, pavimentação asfáltica, a ampliação do Hospital Regional de Cametá, o combate à pirataria nos rios e a necessidade da reforma em escolas.

Na opinião dos prefeitos que participaram do encontro, a reunião com o chefe do Executivo foi muito bem-vinda. “Ninguém vai conquistar o desenvolvimento do seu município sozinho. Por isso, o encontro é um momento único que deve ser valorizado e muito bem aproveitado por todos nós, eleitos. Quem ganha com essa troca e com essa união é a população e nós mesmos”, afirmou a prefeita reeleita de Abaetetuba, Francinete Carvalho.

Para o prefeito eleito de Tailândia, Rosinei de Souza, a iniciativa do governador merece ser parabenizada. “Simão Jatene nos mostrou que vencemos a primeira batalha, que foi a eleição, mas isso não basta. Precisamos provar para as pessoas que valeu a pena votar e acreditar na gente. É isso que vamos buscar e agora isso pode ficar muito mais simples com a parceria do Estado”, concluiu. (Bruna Campos)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias