No período de 3 a 11 de novembro, a cidade de Paragominas sediará a 1ª Edição do Salão do Livro da Região do Capim. O evento, que acontecerá no Parque Ambiental da cidade, levará para o município uma vasta programação literária, cultural e artística com objetivo de incentivar a leitura na região.
“A principal finalidade do evento é dar oportunidade para que professores, estudantes e moradores da região do Capim tenham um contato mais próximo com a leitura, principalmente aquelas pessoas que não tem como participar de eventos como a Feira Pan-Amazônica do Livro”, explica Andressa Malcher, coordenadora do Salão.
Outro objetivo é promover o intercâmbio entre os escritores nacionais, paraenses e da região do Capim. “Antes de o evento acontecer nós fizemos várias visitas aos municípios da região em busca de escritores locais. A ideia é garantir um espaço onde possam divulgar seus trabalhos e conhecer um pouco mais sobre a literatura nacional e paraense”, ressalta Andressa.
Os professores dos municípios vizinhos à Paragominas também serão beneficiados com evento. O Governo do Estado do Pará destinará R$ 200,00 aos docentes da rede estadual de ensino, através do Credileitura.
Além da comercialização de livros de várias editoras, a programação do Salão congrega eventos que incentivam o hábito da leitura, como o Encontro Literário – que terá sempre a presença de um escritor nacional ou local – e o Papo Cabeça – programação destinada ao público jovem que debate temas como sexualidade, afetividade, bullying, mercado de trabalho, pedofilia, etc. Haverá, ainda, o espaço Arena das Artes, que funcionará pela manhã, do dia 5 ao dia 11, com apresentações de projetos implantados nas escolas e que produziram bons resultados.




