Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Edital para pesquisa em recursos hídricos será lançado em novembro

Noticias Relacionadas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins – FAPT pretende lançar edital de Programa de Pesquisa em Recursos Hídricos  até dia 14 de novembro de 2012, de acordo com termo de cooperação, no valor de R$ 1,6 milhão, que foi assinado na última terça-feira, 23, no Fórum das Águas, pela presidente da FAPT, Andrea Stival, e o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende.

O programa irá conceder bolsas de estudos em Biologia e Ecologia das Alterações Globais junto à Universidade de Aveiro (Portugal) à servidores públicos federais, estaduais ou municipais vinculados ao Estado do Tocantins, assim como financiar até 10 projetos de pesquisa cientifica e tecnológica a serem desenvolvidos por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Tocantins, no valor de R$ 100 mil cada, voltados à racionalização do uso e melhoria dos recursos hídricos.

Segundo a presidente da FAPT, Andrea Stival, este acordo proporcionará ao Estado um avanço significativo em seu desenvolvimento, já que a intenção do Governador Siqueira Campos é de fomentar a realização de pesquisas gerando novos resultados para desenvolver socialmente e economicamente o Estado. “Em três anos vamos conceder bolsas de estudos e fomentar a pesquisa cientifica voltada para os recursos hídricos que, certamente, vai colaborar com todas as resoluções discutidas e efetivadas no Fórum das Águas do Tocantins”, destacou.

“Essa é uma orientação do Governo em promover o desenvolvimento cientifico de forma transparente e transversal. Quem ganha com isso é a sociedade e o Tocantins”, enfatizou o secretário do Meio Ambiente, Divaldo Rezende, que disse ainda que o acordo sela o compromisso assumido pelo Governo do Estado com o desenvolvimento científico dos recursos hídricos.

Fórum das águas

Andrea Stival e o diretor Científico da FAPT, Dr. Renato Sarmento, coordenaram no último dia do Fórum das Águas o grupo de desenvolvimento tecnológico e científico para elaboração da carta, no qual sugeriram propostas para os grandes desafios que necessitam de investimento de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação em recursos hídricos. Esses desafios foram identificados como sustentabilidade hídrica de regiões semi-áridas; água e gerenciamento urbano integrado; uso e conservação do solo e de sistemas hídricos, qualidade da água dos sistemas hídricos, entre outros.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias