A Câmara Brasileira de Cultura e a Ordem do Mérito Social e Cultural homenagearam personalidades do mundo político, social e cultural de São Luís, com a outorga da Cruz de Reconhecimento Social e Cultural, em solenidade ocorrida no Hotel Luzeiros. O evento foi presidido pelo presidente da Academia, Gualter Carrara Júnior, que veio pela primeira vez ao Maranhão com uma comitiva de 14 conselheiros para a concessão da medalha. O evento faz parte das comemorações aos 400 anos de São Luís.
Dentre os homenageados, estavam o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, destaque na área de administração pública.
“Sinto-me feliz com o reconhecimento. A Defensoria tem avançado, nos últimos anos, graças às opções de gestão implementadas, sobretudo, com a abertura de novas frentes de atuação no interior do estado. Compartilho as conquistas obtidas, principalmente o aumento no número de defensores, com a nossa subdefensora Mariana e com a nossa corregedora Fabíola, com os nossos servidores e colegas defensores públicos que qualificam os nossos quadros, fazendo a Defensoria uma instituição cada vez mais forte e atuante”, destacou o defensor geral.
Medalha
A Cruz de Reconhecimento Social e Cultural está registrada no setor de comendas do governo brasileiro. A medalha traz, em um dos lados, a simbologia da deusa da república e da agricultura e, do outro, o símbolo da Ordem dos Cavaleiros de Malta que, na Idade Média, veio para o país colaborar no processo de colonização do território nacional. A Cruz de Reconhecimento é entregue acompanhada por um pergaminho que explica a origem e as reformulações da medalha e é considerada uma das mais altas honrarias concedidas no país.




