Representantes do Programa Pro Paz firmaram parceria com o I Seminário Internacional de Defesa e Fronteira na Pan-Amazônia, nesta terça-feira (23), em reunião que contou com a presença da integrante do Comitê Gestor do Pro Paz, Izabela Jatene, e o Presidente da Comissão do Seminário Internacional, Durbens Martins Nascimento. O encontro teve o objetivo de confirmar a presença do Pro Paz no evento.
Para o presidente da Comissão do Seminário Internacional, Durbens Martins Nascimento, falou da importância do programa paraense na busca por soluções dos problemas que ocorrem na região Pan-Amazônica. “Essas parcerias são importantes para refletir dinâmicas sociais que ocorrem na Pan-Amazônia. Vamos discutir os principais problemas da Região, como o narcotráfico, conflitos agrários, as defesas de nossas fronteiras e debater políticas públicas que possam combater o tráfico de drogas, de pessoas e a prostituição”, declarou.
A integrante do Comitê Gestor do Pro Paz, Izabela Jatene, destacou que esses eventos acadêmicos permitem integração e o reforço de um pacto amazônico. “A discussão de temas como o tráfico de pessoas, a questão militar, a proteção de nossas fronteiras, é muito importante e contribuem para a construção de novas estratégias e novas políticas”, afirmou.
Izabela Jatene também ressaltou o valor da parceria entre o Governo do Estado, através do Pro Paz, com o seminário. “O convite é um reconhecimento do trabalho. E a possibilidade de atrair esses eventos, com atores politicamente importantes e fortes, é fundamental para o nosso Estado, que já contribui com inovações na área da defesa”
Serviço – O I Seminário Internacional Defesa e Fronteira na Pan-Amazônia ocorre nos dias 25 e 26 de outubro, no Hotel Sagres, localizado na Av. Governador José Malcher. É organizado pelas Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia (OBED).




