O engenheiro florestal, Marcio Nagaishi, profissional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (Emater) fará palestra sobre Sistemas Agroflorestais (SAF´s) para um grupo de cinquenta técnicos de nível médio e superior, prestadores de serviço do setor rural, contratados pelo Programa de Redução da Pobreza e Gestão dos Recursos Naturais do Estado do Pará (Pará Rural), como parte da oficina oferecida para definir quais as medidas devem ser adotadas para compensação e prevenção dos possíveis impactos gerados pelos Projetos de Investimentos Produtivos (PIPs), que ocorre nestas quinta e sexta-feira (18 e 19), na sede do Pará Rural.
Nagaishi, que possui formação complementar internacional nesta temática, observa que o momento será de apresentação de conceitos e da aplicabilidade dos Sistemas Agroflorestais aos participantes, quando explicará que cada agricultor familiar tem a sua realidade e seu interesse na produção. “Não temos uma receita de bolo. Além do mais, seguimos os preceitos do extensionismo rural que leva em consideração o conhecimento do produtor rural”, destaca.
Nagaishi ressalta também que a importância dessa palestra está em explicar como desenvolver esses Saf´s, que buscam o consorciamento de culturas. “Esse sistema nada mais é do que a integração de culturas com animais, que busca aumentar a eficiência do uso da terra. Diversificando a produção rural e melhorando a utilização dos recursos naturais”, explica.
O objetivo da oficina é discutir as políticas públicas estabelecidas pelo Banco Mundial, identificando gargalos e apresentando soluções para a efetividades dos PIPs. Ao final dos trabalhos, será elaborada uma carta de intenção que servirá como um termo de compromisso das ações atenuantes e preventivas associadas às atividades dos Projetos de Investimentos Produtivos.




