Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trasladação é espetáculo de luzes, fogos, flores e cantos

Noticias Relacionadas

Luzes, fogos, pétalas de rosas e cantos fizeram da Trasladação, na noite de sábado (13), um verdadeiro espetáculo em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A procissão reuniu milhares de romeiros desde a missa celebrada no colégio Gentil Bittencourt até a Catedral da Sé. Artistas nacionais e locais estiveram presentes a procissão noturna do Círio de Nazaré, que iniciou pontualmente às 18 horas do sábado e prolongou-se até às 23 horas.

Uma novidade da procissão deste ano foi o espaço “Varanda do Círio”, localizado na esquina da avenida Nazaré com a Quintino Bocaiuva, que reuniu mais de 100 pessoas entre artistas, jornalistas e formadores de opinião em geral para assistir as procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O espaço é organizado pela cantora Fafá de Belém, com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

Jornalistas nacionais, o Padre Fábio de Melo, Elba Ramalho, Mariana de Belém, Dona Onete, as atrizes Dira Paes e Lúcia Veríssimo foram alguns dos convidados de Fafá de Belém. Durante a passagem, os artistas prestaram reverência à Nossa Senhora de Nazaré e engrandeceram a procissão atraindo a atenção de muitos fiéis. Ao todo, foram 50 convidados nacionais, em um espaço confortável com buffet preparado pelas “boieiras” da Feira do Ver-o-Peso e até sala de massagem.

Fafá de Belém explica que o “Varanda do Círio” é um desejo antigo com a intenção de trazer os formadores de opinião para que conheçam o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. “Eles serão multiplicadores desta manifestação que é uma das maiores do mundo em termo de religiosidade”, explica a cantora. Com o projeto, Fafá quer que o Círio ocupe um espaço de maior destaque na mídia nacional e atraia, cada vez mais, seguidores do chamado turismo religioso.

A atriz Dira Paes estava presente com o marido. Ela comentou que todos os anos participa do Círio de Nazaré. Para ela é como uma benção necessária que todos os anos ela vem receber de Nossa Senhora de Nazaré. “É como uma revitalização das minhas energias”, explica a atriz que em breve estará no elenco de “Salve Jorge” , a nova novela da Rede Globo de Televisão.

Dona Onete, que acaba de chegar a Belém depois de mais uma temporada do Terruá Pará foi uma das mais assediadas durante a Trasladação. Ela comenta que em função a um problema na perna não consegue mais acompanhar as procissões, mas se considera uma devota das mais fervorosas e passava sua fé nas conversas com os outros artistas presentes ao espaço.

Segunda procissão mais importante das festividades, a Trasladação possui o mesmo trajeto da procissão de domingo, porém, no sentido inverso. Diferente do que ocorre no Círio, onde vários carros de promessas e pelotões acompanham a procissão, na Trasladação há apenas a berlinda em destaque.

O fato de acontecer a noite torna o momento ainda mais bonito, por causa da iluminação e shows pirotécnicos que tomam conta das ruas da cidade. A cada ano que passa, o número de fiéis que acompanham a Trasladação é maior. Para o funcionário público, José Irailson, 61 anos, e que há 15 atua como Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, a Trasladação já possui o mesmo numero de pessoas que acompanham a grande procissão do Círio de Nazaré. “ A cada ano que passa sinto que para ficar igual ao Círio só falta o sol e o calor, pois a devoção Nossa Senhora de Nazaré só fica mais forte”, comentou.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias